quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Relatório do 6º Encontro do Programa Gestar II em Limoeiro PE
Tivemos no último dia 26 de setembro mais um encontro significativo do Programa Gestar II .Iniciamos o encontro dando as boas vindas através de uma música chamada Andanças depois alguns cursistas fizeram considerações sobre a parte da música que mais gostaram e que relação existe com o momento que vivem agora.
Em seguida recolhemos os Relatórios dos Avançando na Prática e também algumas atividades realizadas pelos alunos. Houve um momento para socialização das atividades realizadas pelos professores com suas turmas, que sempre demonstram progresso na aprendizagem além de estimular a oralidade, a escrita e a compreensão.
Iniciamos o estudo do TP 1- que trata da Linguagem e Cultura.Trabalhamos a Unidade 2 e para desperta-los para o conteúdo utilizamos um texto com diferentes formas de regionalidade, com mais evidência para o carioca, baiano, nordestino, gaúcho,mineiro e paulista. Em seguida fizemos a explanação oral,( utilizando slides ) da Seção 1 : Variantes Linguísticas : desfazendo equívocos; A Seção 2 : O Texto Literário foi estudado em grupo das páginas 67 a 73 com realização da atividade 11 e discussões para os textos apresentados na seção. A Seção 3 trata da Modalidade da Língua foi também trabalhada através de slides e inferências dos presentes.
Em seguida houve um intervalo para o lanche
Após a lanche solicitamos a realização de uma atividade seguindo o comando:
- Produzir textos orais numa situação sociocomunicativa ocorrida numa farmácia.
- Os gêneros utilizados serão: Entrevista, Publicidade, Locução esportiva e Causo ( humorístico)
- Socialização das construções ( após o almoço)
Intervalo para o Almoço
Retornamos as atividades às 13h e 30 min., fizemos a apresentação do slide “ Só Nordestinos” para deleite de todos. Em seguida cada grupo apresentou a produção realizada as quais foram bastante criativas, atraentes as quais foram gravadas em vídeo.
Prosseguimos o encontro com uma retomada das Orientações do projeto de intervenção.
Demos alguns informes e avisos, solicitamos a avaliação do encontro através só dos Pontos Positivos , os quais foram: As exposições, os trabalhos realizados em equipe, o texto deleite, o assunto estudado, as atividades do TP
Encerramos o encontro com uma oração
Podemos considerar o encontro bastante favorável, pois crescemos em conhecimento. As discussões permitem um aprendizado ímpar. Os cursistas necessitam se empenhar um pouco mais na realização das atividades à distância, uma vez que não estão atendendo os critérios que o curso oferece. Alguns cursitas não estão conseguindo postar os relatórios no blog, o que nos deixa muito preocupada.
Por Laise Amorim- Formadora Estadual de PE
terça-feira, 13 de outubro de 2009
5º Encontro de Formação do Gestar II em Limoeiro PE
O 5º Encontro do Gestar II, foi realizado no dia 19 de setembro do ano em curso, na Escola Polo Pe. Nicolau Pimentel.
Demos as boas vindas aos cursistas através do vídeo "Tome uma Atitude", o qual foi comentado pelos curistas traçando um paralelo entre o que foi mostrado no vídeo e suas dificuldades na execução das atividades do Gestar II em relação a si mesmo e também em relação aos alunos. Mas também demonstraram esperança na conclusão das atividades e a satisfação no desenvolvimento da aprendizagem.
Em seguida, foi realizado um momento de socialização das atividades trabalhadas com os alunos, os quais sentem muito prazer em executá-las. Os professores-cursitas demonstraram muita satisfação com o curso e mais ainda por perceber a elevação de uma aprendizagem significativa e da auto-estima dos alunos e de si mesmo.
Trabalhamos no encontro anterior parte do TP 5 , com mais exatidão a Unidade 18, porém sentimos a necessidade e percebemos importância de trabalharmos a Unidade 19 ( que seria à distancia), que trata da Coesão textual. Para vivenciarmos a Unidade 19, dividimos a turma em 4 grupos e cada grupo ficou com um texto que não apresentava elos coesivos. a saber : A pesca, O show ( Paginas 128 e 129 do TP 5), Como se conjuga um milionário e Circuito Fechado. O comando foi o seguinte: Ler o texto; Observar a ausência dos elementos coesivos; Construir novo texto usando os elementos coesivos; Socializar a construção do texto.
Ainda realizamos um estudo em grupo, da Seção 2, das páginas 135 a 140 - que trata dos elos coesivos, coesão referencial, coesão textual, referência endofórica e exofórica para garantir uma melhor compreensão e discernimento.
Em seguida passamos a estudar a Unidade 20 – Relações lógicas no Texto utilizando slides, e para fixar o tema realizamos a atividade 11 da página 203. Após o estudo foi distribuído com os professores-cursitas o texto Comunicação de Luís Fernando Veríssimo, com a ausência da última parte com o propósito de fazê-los descobri de qual objeto se tratava no texto( poucos cursistas conheciam o texto).Em seguida, a turma foi dividida em grupos, cada grupo escreveu o final da história. Depois da socialização cada grupo criou uma história, partilhou com os demais permitindo que os mesmos adivinhassem de que objeto se tratava.
A ausência de notícias dos cursistas através da publicação no blog, a não resposta dos e-mail enviados como também algumas ligações telefônicas realizadas e não atendidas, nos intrigava e nos constrangia por demais, e no intuito de entender essa situação desconfortável decidimos investigar através de uma atitude reflexiva sobre o Gestar II solicitamos que cada cursista fizesse :sua auto-avaliação, avaliação do Programa e avaliação da formadora. Eis um resumo das respostas:
1. Auto-avaliação
• Necessito de mais tempo para estudar os TP’s
• Tenho me esforçado para estudar e repassar as atividades com os alunos;
• Tenho procurado cumprir o meu papel enquanto professor-cursista com muito esforço;
• Preciso melhorar, estou em falta com atividades com os alunos e postagem no blog
• To aflita, por não conseguir dar conta de todas atividades que tenho, principalmente em relação ao Gestar II
• Estou me sentindo mais preparada para transmitir algo de bom e novo para meus alunos. Tô obtendo bons resultados;
• Estou sem tempo para estudar com mais afinco os TP’s;
• Preciso me dedicar mais, estou fazendo o possível para atingir os objetivos propostos, mas há muitos empecilhos.
• A falta de internet e de tempo tem deixado a minha formação do Gestar II muito a desejar.
• Deveria me dedicar mais, pois ando acumulando tarefas;
• Acredito que posso fazer melhor do que tenho feito. Se eu tivesse compreendido as tarefas desde o início, eu poderia ter trabalhado melhor.
• Minha dificuldade é com a reprodução do material para todos.
• Sei que estou em falta com as publicações, mas vou conseguir faze-las , pois gosto muito das atividades.
2. Avaliação do Programa e/ou as Atividades do Gestar II
• O Gestar II chegou em boa hora pra nos ajudar com os aulas bem diferentes;
• É um material fantástico, que pode ser vivenciado em qualquer série;
• É um apoio de grande valor para melhorar as minhas aulas;
• O material é rico, proporciona prazer aos nos debruçarmos nele. Deveria ter os AAA’s para cada aluno, a escola nem sempre tem condições de fornecer cópias para todos os alunos.
• O programa é excelente, inovador, motivador.
• O programa é de grande valia para nós professores e consequentemente para nossos alunos. Pena que é um tempo muito corrido.
• É um programa rico, cheio de suporte, oportunidade impar para quem dele souber tirar proveito;
• Interessante, dinâmico, diferente;
• O Programa é muito bom, só preciso de tempo para estuda-lo com mais detalhes. Ele é muito bom, por isso deveria se estender para o Ensino Médio, deveria vir material impresso para os alunos, assim ficaria mais fácil trabalhar;
3. Avaliação da Formadora
• Repassa muito bem os conteúdos, tirando dúvidas e dando sugestões de como trabalhar em sala de aula;
• É uma pessoa dedicada, comprometida, super-atenciosa. Comprometida com o programa com nossa formação e com a aprendizagem dos alunos;
• Segura em suas ações , no conteúdo, dinâmica. Não poderia ser melhor.
• Excelente! Todas as características necessárias para trabalhar com as pessoas;
• Tem uma metodologia boa e uma postura adequada ao curso.
• Tenho percebido a preocupação e o empenho da formadora que pacientemente tem nos atendido, fator esse que me tem mantido no programa apesar das dificuldades.
• Responsável, prestativa;
• É dedicada, focada no que faz e isso ajuda no trabalho e fortalece cada vez mais a nossa aprendizagem;
• Nossa formadora é bem centrada e objetiva, sabe cobrar na hora certa sem perder a delicadeza, escuta com atenção nossas opiniões e nos dá sugestões bem aproveitáveis;
• Uma amiga, que está me auxiliando diretamente fazendo com que eu desenvolva bem as atividades do Programa que tanto está ajudando na aprendizagem dos meus alunos e minha também. Uma pessoa cheia de vontade de ver a educação continuar crescendo.
• A formadora foi e é maravilhosa, muito compreensiva, nos passa tudo com clareza, onde tenho certeza que ninguém sai com dúvidas;
Após a reflexão escrita houve o intervalo para o almoço.
Iniciamos as atividades da tarde com a leitura deleite do texto: Turma da Apáticos. Em seguida principiamos uma discussão sobre a Pedagogia de projetos, seguindo as questões sugeridas:
• O que entendem por pedagogia de projetos?
• O que é projeto e para que serve ?
• Etapas de um projeto
Após a socialização das idéias, consultamos o Guia Geral, página 51 para conhecimento e orientações de um Projeto de Intervenção a ser desenvolvido na escola. A turma foi dividida em grupo, por escola , para discussão da Temática e da Problemática que irão implementar o projeto de intervenção na escola. Após 30 minutos, demos alguns avisos e informações.
Como avaliação do dia solicitamos o indicativo dos Pontos Negativos do encontro, podemos citar:
• Atraso doa colegas
• Conversas paralelas
• O café da tarde, precisa ser quente
• Ausência de um calendário para os encontros
• Ausência de alguns cursitas.
Consideramos o encontro bastante favorável as expectativas, percebemos que é sempre bom revistar temas e conteúdos como foi o da coesão.
Ficamos satisfeita com a avaliação dos curistas de Si mesmo, do Programa e da Formadora, uma vez que nos inquietava a impassibilidade dos mesmos, esperamos que após essa avaliação tudo possa melhorar.
Por Laise Amorim Formadora de PE
Demos as boas vindas aos cursistas através do vídeo "Tome uma Atitude", o qual foi comentado pelos curistas traçando um paralelo entre o que foi mostrado no vídeo e suas dificuldades na execução das atividades do Gestar II em relação a si mesmo e também em relação aos alunos. Mas também demonstraram esperança na conclusão das atividades e a satisfação no desenvolvimento da aprendizagem.
Em seguida, foi realizado um momento de socialização das atividades trabalhadas com os alunos, os quais sentem muito prazer em executá-las. Os professores-cursitas demonstraram muita satisfação com o curso e mais ainda por perceber a elevação de uma aprendizagem significativa e da auto-estima dos alunos e de si mesmo.
Trabalhamos no encontro anterior parte do TP 5 , com mais exatidão a Unidade 18, porém sentimos a necessidade e percebemos importância de trabalharmos a Unidade 19 ( que seria à distancia), que trata da Coesão textual. Para vivenciarmos a Unidade 19, dividimos a turma em 4 grupos e cada grupo ficou com um texto que não apresentava elos coesivos. a saber : A pesca, O show ( Paginas 128 e 129 do TP 5), Como se conjuga um milionário e Circuito Fechado. O comando foi o seguinte: Ler o texto; Observar a ausência dos elementos coesivos; Construir novo texto usando os elementos coesivos; Socializar a construção do texto.
Ainda realizamos um estudo em grupo, da Seção 2, das páginas 135 a 140 - que trata dos elos coesivos, coesão referencial, coesão textual, referência endofórica e exofórica para garantir uma melhor compreensão e discernimento.
Em seguida passamos a estudar a Unidade 20 – Relações lógicas no Texto utilizando slides, e para fixar o tema realizamos a atividade 11 da página 203. Após o estudo foi distribuído com os professores-cursitas o texto Comunicação de Luís Fernando Veríssimo, com a ausência da última parte com o propósito de fazê-los descobri de qual objeto se tratava no texto( poucos cursistas conheciam o texto).Em seguida, a turma foi dividida em grupos, cada grupo escreveu o final da história. Depois da socialização cada grupo criou uma história, partilhou com os demais permitindo que os mesmos adivinhassem de que objeto se tratava.
A ausência de notícias dos cursistas através da publicação no blog, a não resposta dos e-mail enviados como também algumas ligações telefônicas realizadas e não atendidas, nos intrigava e nos constrangia por demais, e no intuito de entender essa situação desconfortável decidimos investigar através de uma atitude reflexiva sobre o Gestar II solicitamos que cada cursista fizesse :sua auto-avaliação, avaliação do Programa e avaliação da formadora. Eis um resumo das respostas:
1. Auto-avaliação
• Necessito de mais tempo para estudar os TP’s
• Tenho me esforçado para estudar e repassar as atividades com os alunos;
• Tenho procurado cumprir o meu papel enquanto professor-cursista com muito esforço;
• Preciso melhorar, estou em falta com atividades com os alunos e postagem no blog
• To aflita, por não conseguir dar conta de todas atividades que tenho, principalmente em relação ao Gestar II
• Estou me sentindo mais preparada para transmitir algo de bom e novo para meus alunos. Tô obtendo bons resultados;
• Estou sem tempo para estudar com mais afinco os TP’s;
• Preciso me dedicar mais, estou fazendo o possível para atingir os objetivos propostos, mas há muitos empecilhos.
• A falta de internet e de tempo tem deixado a minha formação do Gestar II muito a desejar.
• Deveria me dedicar mais, pois ando acumulando tarefas;
• Acredito que posso fazer melhor do que tenho feito. Se eu tivesse compreendido as tarefas desde o início, eu poderia ter trabalhado melhor.
• Minha dificuldade é com a reprodução do material para todos.
• Sei que estou em falta com as publicações, mas vou conseguir faze-las , pois gosto muito das atividades.
2. Avaliação do Programa e/ou as Atividades do Gestar II
• O Gestar II chegou em boa hora pra nos ajudar com os aulas bem diferentes;
• É um material fantástico, que pode ser vivenciado em qualquer série;
• É um apoio de grande valor para melhorar as minhas aulas;
• O material é rico, proporciona prazer aos nos debruçarmos nele. Deveria ter os AAA’s para cada aluno, a escola nem sempre tem condições de fornecer cópias para todos os alunos.
• O programa é excelente, inovador, motivador.
• O programa é de grande valia para nós professores e consequentemente para nossos alunos. Pena que é um tempo muito corrido.
• É um programa rico, cheio de suporte, oportunidade impar para quem dele souber tirar proveito;
• Interessante, dinâmico, diferente;
• O Programa é muito bom, só preciso de tempo para estuda-lo com mais detalhes. Ele é muito bom, por isso deveria se estender para o Ensino Médio, deveria vir material impresso para os alunos, assim ficaria mais fácil trabalhar;
3. Avaliação da Formadora
• Repassa muito bem os conteúdos, tirando dúvidas e dando sugestões de como trabalhar em sala de aula;
• É uma pessoa dedicada, comprometida, super-atenciosa. Comprometida com o programa com nossa formação e com a aprendizagem dos alunos;
• Segura em suas ações , no conteúdo, dinâmica. Não poderia ser melhor.
• Excelente! Todas as características necessárias para trabalhar com as pessoas;
• Tem uma metodologia boa e uma postura adequada ao curso.
• Tenho percebido a preocupação e o empenho da formadora que pacientemente tem nos atendido, fator esse que me tem mantido no programa apesar das dificuldades.
• Responsável, prestativa;
• É dedicada, focada no que faz e isso ajuda no trabalho e fortalece cada vez mais a nossa aprendizagem;
• Nossa formadora é bem centrada e objetiva, sabe cobrar na hora certa sem perder a delicadeza, escuta com atenção nossas opiniões e nos dá sugestões bem aproveitáveis;
• Uma amiga, que está me auxiliando diretamente fazendo com que eu desenvolva bem as atividades do Programa que tanto está ajudando na aprendizagem dos meus alunos e minha também. Uma pessoa cheia de vontade de ver a educação continuar crescendo.
• A formadora foi e é maravilhosa, muito compreensiva, nos passa tudo com clareza, onde tenho certeza que ninguém sai com dúvidas;
Após a reflexão escrita houve o intervalo para o almoço.
Iniciamos as atividades da tarde com a leitura deleite do texto: Turma da Apáticos. Em seguida principiamos uma discussão sobre a Pedagogia de projetos, seguindo as questões sugeridas:
• O que entendem por pedagogia de projetos?
• O que é projeto e para que serve ?
• Etapas de um projeto
Após a socialização das idéias, consultamos o Guia Geral, página 51 para conhecimento e orientações de um Projeto de Intervenção a ser desenvolvido na escola. A turma foi dividida em grupo, por escola , para discussão da Temática e da Problemática que irão implementar o projeto de intervenção na escola. Após 30 minutos, demos alguns avisos e informações.
Como avaliação do dia solicitamos o indicativo dos Pontos Negativos do encontro, podemos citar:
• Atraso doa colegas
• Conversas paralelas
• O café da tarde, precisa ser quente
• Ausência de um calendário para os encontros
• Ausência de alguns cursitas.
Consideramos o encontro bastante favorável as expectativas, percebemos que é sempre bom revistar temas e conteúdos como foi o da coesão.
Ficamos satisfeita com a avaliação dos curistas de Si mesmo, do Programa e da Formadora, uma vez que nos inquietava a impassibilidade dos mesmos, esperamos que após essa avaliação tudo possa melhorar.
Por Laise Amorim Formadora de PE
terça-feira, 8 de setembro de 2009
4ª Formação Presencial do Programa Gestar II
O 4º Encontro da Formação do Programa Gestar II foi realizado na escola Pe. Nicolau Pimentel no dia 28 de agosto doa no em curso, das 8 às 12 h e das 13h e 30 min. Às 16h e 30 min.
Iniciamos o encontro dando boas vindas através de uma música reflexiva. Em seguida passamos a continuação do TP 4 Unidade 16, através da pergunta: “ Na visão de vocês, escrever é um dom?” Após as considerações de alguns ( há ainda quem acredite que escrever é um dom...) passamos à leitura-comentada-reflexiva do conteúdo das páginas 164,165,167 e 169.
O texto “ Da arte de escrever e de lavar roupas” foi lido e apreciado por todos, deixando claro que a escrita é o processo de escrever,reescrever,que exige dedicação, persistência. Continuando, fizemos a exibição dos slides – Uma conversa sobre a produção escrita na escola, professora Cátia Martins. Explicando e recebendo inferências do grupo. Em seguida, os professores-cursistas foram divididos em grupos para o estudo da seção 3 , páginas 186 a 189. Cada grupo fez a socialização da atividade construída. Encerramos a parte da manhã, seguimos para ao almoço.
Retornamos às 13 h e 30 min.
Momento da Leitura deleite
Iniciamos o estudo do TP 5, Unidade 18 Coerência Textual .
Alguns professores-cursistas demonstraram sua opinião em relação ao que pensam de um modo geral sobre o que vem ser a coerência. Foi um tema bastante discutido com momentos de muita participação ativa.
Em seguida, solicitamos a divisão da turma em grupos para montar um quebra-cabeça, seguindo as pistas sugeridas. Com a montagem construiu-se um texto, uma pessoa do grupo fez a leitura do mesmo para ser comparado ao original. Foi um momento rico na confirmação da construção do conhecimento em relação ao tema em apreço.
Em seguida exibimos os slides do TP 5 – Slaides da Professora Tamar do 35 ao 64 .Os
professores-cursistas também foram bastante participativos expressando suas experiências na sala de aula, como também das concepções construídas ao longo do tempo.
Não foi possível encerrar o TP 5 , pois as discussões tomaram muito tempo, iremos retoma-lo no próximo encontro.
Fizemos alguns informes e avisos
Realizamos a avaliação do dia.
Demos por encerrado o encontro.
Por Laise Amorim – formadora estadual de PE
Iniciamos o encontro dando boas vindas através de uma música reflexiva. Em seguida passamos a continuação do TP 4 Unidade 16, através da pergunta: “ Na visão de vocês, escrever é um dom?” Após as considerações de alguns ( há ainda quem acredite que escrever é um dom...) passamos à leitura-comentada-reflexiva do conteúdo das páginas 164,165,167 e 169.
O texto “ Da arte de escrever e de lavar roupas” foi lido e apreciado por todos, deixando claro que a escrita é o processo de escrever,reescrever,que exige dedicação, persistência. Continuando, fizemos a exibição dos slides – Uma conversa sobre a produção escrita na escola, professora Cátia Martins. Explicando e recebendo inferências do grupo. Em seguida, os professores-cursistas foram divididos em grupos para o estudo da seção 3 , páginas 186 a 189. Cada grupo fez a socialização da atividade construída. Encerramos a parte da manhã, seguimos para ao almoço.
Retornamos às 13 h e 30 min.
Momento da Leitura deleite
Iniciamos o estudo do TP 5, Unidade 18 Coerência Textual .
Alguns professores-cursistas demonstraram sua opinião em relação ao que pensam de um modo geral sobre o que vem ser a coerência. Foi um tema bastante discutido com momentos de muita participação ativa.
Em seguida, solicitamos a divisão da turma em grupos para montar um quebra-cabeça, seguindo as pistas sugeridas. Com a montagem construiu-se um texto, uma pessoa do grupo fez a leitura do mesmo para ser comparado ao original. Foi um momento rico na confirmação da construção do conhecimento em relação ao tema em apreço.
Em seguida exibimos os slides do TP 5 – Slaides da Professora Tamar do 35 ao 64 .Os
professores-cursistas também foram bastante participativos expressando suas experiências na sala de aula, como também das concepções construídas ao longo do tempo.
Não foi possível encerrar o TP 5 , pois as discussões tomaram muito tempo, iremos retoma-lo no próximo encontro.
Fizemos alguns informes e avisos
Realizamos a avaliação do dia.
Demos por encerrado o encontro.
Por Laise Amorim – formadora estadual de PE
terça-feira, 1 de setembro de 2009
3º Encontro da Formação do Gestar II
O terceiro encontro da Formação do Gestar II foi realizado no dia 20 de agosto na Escola Pe. Nicolau Pimentel aqui em Limoeiro. Iniciamos o encontro dando as boas vindas com um abraço fraterno, em seguida fizemos uma técnica intitulada “Dinâmica dos Problemas”.
Após a dinâmica os cursitas socializaram as experiências das atividades realizadas na escola. Foi um momento agradável, todos queriam fazer seus relatos. Eis algumas elas:
“ As atividades são bastantes motivadoras, os alunos compreenderam com facilidade,muitos felizes, e eu também.” disse a professora Selma Vasconcelos.
“ Esta semana não usei o livro didático, só os livros do Gestar. Se a Escola não tiver nada contra só usarei os livros do Gestar II. Trabalhamos só as atividades dos AAAs, que são muito bem elaboradas e motivadoras.” relatou a professora Eronita Cavalcanti.
“ Eu estava trabalhando o Gênero Cordel, antes de iniciar a formação do Gestar II num projeto que temos na escola. Quando fui analisar o TP 3 percebi a riqueza do material e as sugestões bastante atrativas, o que nos fez retomar ao assunto. Nossos alunos conseguiram absorver com mais propriedade o Gênero Cordel .” falou a professora Marleide Ferraz. E assim ... muitos outros se colocaram.
Em seguida fizemos uma revisão do assunto já estudado Gênero textual através de slides específicos e a realização de comentários. Houve um intervalo para o lanche. Continuamos o encontro dando início ao TP 4- Leitura e Processo de Escrita I, iniciamos lendo alguns memoriais já publicados no blog de alguns cursistas para percebermos a diferença entre eles na construção da escrita . Realizado alguns comentários dessas construções, interrogamos: “ Como vocês trabalham em sala de aula o processo de leitura e escrita?” Muitos professores relataram as dificuldades encontradas quando se trata do exercício da leitura pelos alunos, pois os mesmos negam-se constantemente, pois o habito da leitura não foi construída ao longo de sua vida escolar.Dificuldade maior é trabalhar a escrita, pois se não tem o habito da leitura... mais dificuldades eles possuem em produzir textos com qualidade.
Após os depoimentos fizemos uma leitura comentada das páginas 82,83 e 84 do TP 4 e paramos para o almoço.
Às 13h e 30 min. Iniciamos as atividades com uma leitura deleite. Dividimos a turma em grupos. Cada grupo recebeu um envelope com diferentes gêneros textuais os quais eram lidos por todos do grupo, depois foi escolhido um texto para partilhar com todos colegas.Após a leitura perguntamos: “ O que vocês perceberam de diferente na leitura desses textos?” Eis as respostas: “ Não se pode ler uma piada como se estivesse lendo um anúncio fúnebre.” “ “ A pontuação e a entonação são essenciais para melhor compreensão da leitura." " O texto ganha vida com a entonação.”
Apresentamos os slides - A Construção da Leitura e Escrita , da professora Cátia Martins oferecendo e recebendo contribuições...
Os cursitas foram convidados a construir um seqüência didática baseada no Avançando na Prática da página 80 , tendo como texto básico das páginas 76 e 77.A atividade será : Oficina de Produção Textual . Público alvo : estudantes do ensino fundamental . As sugestões para criação de gêneros: artigo de jornal, texto publicitário, crônica e cordel, com a proposta de abordar um problema ambiental da cidade ou do bairro. Após a realização da atividade seguiu-se as apresentações.
Em seguida demos alguns avisos, aplicamos a avaliação do encontro e encerramos o mesmo.
Formadora Laise Amorim
Após a dinâmica os cursitas socializaram as experiências das atividades realizadas na escola. Foi um momento agradável, todos queriam fazer seus relatos. Eis algumas elas:
“ As atividades são bastantes motivadoras, os alunos compreenderam com facilidade,muitos felizes, e eu também.” disse a professora Selma Vasconcelos.
“ Esta semana não usei o livro didático, só os livros do Gestar. Se a Escola não tiver nada contra só usarei os livros do Gestar II. Trabalhamos só as atividades dos AAAs, que são muito bem elaboradas e motivadoras.” relatou a professora Eronita Cavalcanti.
“ Eu estava trabalhando o Gênero Cordel, antes de iniciar a formação do Gestar II num projeto que temos na escola. Quando fui analisar o TP 3 percebi a riqueza do material e as sugestões bastante atrativas, o que nos fez retomar ao assunto. Nossos alunos conseguiram absorver com mais propriedade o Gênero Cordel .” falou a professora Marleide Ferraz. E assim ... muitos outros se colocaram.
Em seguida fizemos uma revisão do assunto já estudado Gênero textual através de slides específicos e a realização de comentários. Houve um intervalo para o lanche. Continuamos o encontro dando início ao TP 4- Leitura e Processo de Escrita I, iniciamos lendo alguns memoriais já publicados no blog de alguns cursistas para percebermos a diferença entre eles na construção da escrita . Realizado alguns comentários dessas construções, interrogamos: “ Como vocês trabalham em sala de aula o processo de leitura e escrita?” Muitos professores relataram as dificuldades encontradas quando se trata do exercício da leitura pelos alunos, pois os mesmos negam-se constantemente, pois o habito da leitura não foi construída ao longo de sua vida escolar.Dificuldade maior é trabalhar a escrita, pois se não tem o habito da leitura... mais dificuldades eles possuem em produzir textos com qualidade.
Após os depoimentos fizemos uma leitura comentada das páginas 82,83 e 84 do TP 4 e paramos para o almoço.
Às 13h e 30 min. Iniciamos as atividades com uma leitura deleite. Dividimos a turma em grupos. Cada grupo recebeu um envelope com diferentes gêneros textuais os quais eram lidos por todos do grupo, depois foi escolhido um texto para partilhar com todos colegas.Após a leitura perguntamos: “ O que vocês perceberam de diferente na leitura desses textos?” Eis as respostas: “ Não se pode ler uma piada como se estivesse lendo um anúncio fúnebre.” “ “ A pontuação e a entonação são essenciais para melhor compreensão da leitura." " O texto ganha vida com a entonação.”
Apresentamos os slides - A Construção da Leitura e Escrita , da professora Cátia Martins oferecendo e recebendo contribuições...
Os cursitas foram convidados a construir um seqüência didática baseada no Avançando na Prática da página 80 , tendo como texto básico das páginas 76 e 77.A atividade será : Oficina de Produção Textual . Público alvo : estudantes do ensino fundamental . As sugestões para criação de gêneros: artigo de jornal, texto publicitário, crônica e cordel, com a proposta de abordar um problema ambiental da cidade ou do bairro. Após a realização da atividade seguiu-se as apresentações.
Em seguida demos alguns avisos, aplicamos a avaliação do encontro e encerramos o mesmo.
Formadora Laise Amorim
sábado, 22 de agosto de 2009
Profesores -cursistas da Turma 02 do Gestar II
Professores-cursitas da turma 2. Gestar II – Limoeiro PE
Aledissandro Almeida de Assunção,matrícula 262.903-8, solteiro,possui curso de Licenciatura Plena em Letras,é Pós graduado em Ensino de Língua Portuguesa, Leciona na Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Carlos,Frei Miguelinho-PE, suas turmas são 5ª, 1º e 2º anos do Ens. Médio. Exerce o magistério há 5 anos, seu endereço de e-mail é: aledimeicao@gmail.com e o blog aledissandro.blogspot.com
Valeria Maria de Lira, matrícula 272.635-1 casada, possui Formação Superior em Pedagogia está cursando Pós graduação em Orientação Educacional, Leciona na Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Carlos,Frei Miguelinho-PE,suas turmas são: 4ª fase, 1º, 2º e 3º Ano do Ens. Médio. Exerce a função no magistério há 4 anos. Seu endereço de e-mail é: valeriacambuca@yahoo.com e seu blog é:valerialira.blogspot.com .
Minéias Allves Pinheiro de Araújo, matrícula 250.876-1,casada, possui Licenciatura Plena em Letras, é Pós graduada em Lingüística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa,Leciona na Escola Cônego Fernando Passos em Passira-PE, as turmas que leciona são do Ens. Fundamental,há 15 anos está no exercício do magistério, seu endereço eletrônico é: mine.pinheiro2@gmail.com e seu blog é mineiaspinheiro.blogspot.com .
Érika Simonne da Silva Pinto, matrícula 258.778-5, solteira, possui Licenciatura Plena em Letras,cursou Pós graduação em Leitura e Produção Textual, leciona na Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel em Limoeiro PE , as séries que leciona são: 6ª, 7ª e 1º ano do Ens. Médio. Há 6 anos está na função de professora. Seu endereço eletrônico é: erikasimonne@gmail.com e seu blog é:ErikaSimonne.blogspot.com
Ivaneide Lemos de Vasconcelos, matrícula 210.029-7, casada, é Licenciada em Letras, possui curso de pós graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira,Leciona na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE , suas turmas são: 6ª, 7ª, 3ª fase e 4º ano do Normal Médio.Há 25 anos está no magistério. Seu endereço de e-mail é: ivaneidevasconcelos.2009@hotmail.com e seu blog é: gestarivaneide.blogspot.com
Fernando Roberto Vieira, matrícula 253.275-1, é solteiro, possui Licenciatura Plena em Letras , é Pós graduado em Ensino da Língua Portuguesa, Leciona na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE e na Escola Nossa Senhora de Fátima em Limoeiro PE( rede particular) . Suas turmas estão no Ens. Fundamental e Médio. Há cinco anos está no magistério. Sei endereço eletrônico é: poetaderepente@gmail.com e seu endereço de blog é: poetaderepente.blogspot.com
Suzana Bezerra de Carvalho, matrícula 252.157-1, possui Licenciatura em Letras e Pós graduação em Língua Portuguesa.trabalha na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE , suas turmas são: 5ª, 6ª 8ª e 3º Ano do Normal Médio.Há 20 anos está no exercício do magistério.Seu e-mail é: suzanacarvalho26@hotmail.com. Ainda não possui blog.
Luciano José Machado da Silva, matrícula 263.299-3 é solteiro. Possui Licenciatura Plena em História.trabalha nas Escolas: Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Frei Miguelinho-PE e na Escola Severino Farias em Surubim PE, leciona as turmas: 5ª,6ª,7ª e 8ª do Ens. Fundamental e 1º e 2º ano do Ens. Médio. Há 14 anos está no magistério. Seu endereço eletrônico é: lucianomachado09@hotmail.com e seu blog é: lucianomachado.blogspot.com .
Vera Lúcia Barros de Oliveira, matrícula 728-5 é casada. Possui Licenciatura plena em pedagogia e é Pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Trabalha na Escola Teófilo Severino de Arruda, localizada no destrito de Lagoa de João Carlos, Frei Miguelinho PE, e na Escola Municipal Luiz Pereira Alves na mesma localidade. Suas turmas são: 5ª,6ª,7ª e 8ª do Ens. Fundamental. 1º, 3º e 4º ano do Normal Médio.Também as turmas de 3ª e 4ª fases e turmas do Estudos Gerais.Há 25 anos que está no magistério. Seu endereço de e-mail é: alinneyllatek@hotmail.com. Ainda não conseguiu criar o blog.
Marleide Ferraz da Sá, matrícula 190.194-0, é casada. Sua formação superior é em História , possui Pós graduação na mesma área.Leciona nas Escola Antônio Inácio em Feira Nova PE .Leciona a 3ª fase.Faz 26 anos que está no magistério.Seu endereço eletrônico é: mferrazsa2009@gmail.com e seu blog é: mferrazsa.blogspot.com
Elielma Salgado da Silva, matrícula 269.481-6 é casada. Possui licenciatura plena em Pedagogia e Pós graduada em Educação Especial. Leciona na Escola Cônego Fernando Passos em Passira-PE, suas turmas estão no Ens. Fundamental e Médio. Faz 5 anos que está no magistério.Seu e-mail é: elielmasalgado@gmail.com e seu blog professoraelielama.blogspot.com
Leila Rafaella S. de Lima, matrícula 272.623-8, é solteira. Possui Licenciatura em Letras é Pós graduada em Ensino de Língua Portuguesa.trabalha na Escola Antônio Inácio em Feira Nova PE .Suas turmas são 5ª , 6ª e 7ª. Faz 3 anos que está no magistério.Seu e-mail é: leilalima23@gmail.com. E seu blog é gestandoosaber.blogspot.com
Ana Lúcia de Oliveira, matrícula 252.002-8, é solteira. Possui Licenciatura em Letras e Pós graduada em Ensino de Língua Portuguesa.leciona nas Escolas Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Frei Miguelinho-PE e na Escola Mul. Agripino de Almeida em Santa Maria do Cambucá PE . Suas turmas são do Ens. Fundamental e Médio.Há 17 anos está no magistério.Seu endereço eletrônico é: analuciaoliveira09@gmail.com e seu blog é analuciaoliveira09.blogspot.com
Nany Conceição Silva Barros, matrícula 253.238-7 casada.Possui Licenciatura Plena em Letras. Leciona na Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel em Limoeiro PE ,suas turmas são: 5ª Ens. Fundamental, Fases e 3º ano do ens. Médio. Faz 3 anos que está no magistério.Seu e-mail é: nega-barros@hotmail.com ainda não criou o blog.
Grinaura Araújo de Lima, matrícula 253.993-4 é casada. Possui formação Superior em Letras e Pedagogia é Pós graduada em Psicopegagogia.Leciona na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE. Suas turmas são da Ed. De Jovens e Adultos, 8ª e 1º ano de Est. Gerais. Há 13 anos está no exercício do magistério. Seu e-mail é: naraaraujolima@gmail.com e seu blog é: naralimanogestarII.blogspot.com
Maria de Fátima Oliveira Lima , matrícula:157.607-0 é solteira. Possui formação Superior em Letras. Ainda não conseguiu fazer um curso de Pós graduação.Leciona na escola Seráfico Ricardo em Limoeiro PE Leciona a turma da 7ª série. Faz 20 anos que atua no magistério.
Eronita Cavalcanti, matrícula 180.978-4 é solteira. Possui formação superior em Letras. Leciona na Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel em Limoeiro PE suas turmas são 5ª,6ª,7ª e 1º ano do Ens. Médio. Há 13 anos está no magistério. Seu e-mail é eronitacavalcanti@gmail.com e seu blog é: meuespacolitario.blogspot.com
Aledissandro Almeida de Assunção,matrícula 262.903-8, solteiro,possui curso de Licenciatura Plena em Letras,é Pós graduado em Ensino de Língua Portuguesa, Leciona na Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Carlos,Frei Miguelinho-PE, suas turmas são 5ª, 1º e 2º anos do Ens. Médio. Exerce o magistério há 5 anos, seu endereço de e-mail é: aledimeicao@gmail.com e o blog aledissandro.blogspot.com
Valeria Maria de Lira, matrícula 272.635-1 casada, possui Formação Superior em Pedagogia está cursando Pós graduação em Orientação Educacional, Leciona na Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Carlos,Frei Miguelinho-PE,suas turmas são: 4ª fase, 1º, 2º e 3º Ano do Ens. Médio. Exerce a função no magistério há 4 anos. Seu endereço de e-mail é: valeriacambuca@yahoo.com e seu blog é:valerialira.blogspot.com .
Minéias Allves Pinheiro de Araújo, matrícula 250.876-1,casada, possui Licenciatura Plena em Letras, é Pós graduada em Lingüística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa,Leciona na Escola Cônego Fernando Passos em Passira-PE, as turmas que leciona são do Ens. Fundamental,há 15 anos está no exercício do magistério, seu endereço eletrônico é: mine.pinheiro2@gmail.com e seu blog é mineiaspinheiro.blogspot.com .
Érika Simonne da Silva Pinto, matrícula 258.778-5, solteira, possui Licenciatura Plena em Letras,cursou Pós graduação em Leitura e Produção Textual, leciona na Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel em Limoeiro PE , as séries que leciona são: 6ª, 7ª e 1º ano do Ens. Médio. Há 6 anos está na função de professora. Seu endereço eletrônico é: erikasimonne@gmail.com e seu blog é:ErikaSimonne.blogspot.com
Ivaneide Lemos de Vasconcelos, matrícula 210.029-7, casada, é Licenciada em Letras, possui curso de pós graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira,Leciona na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE , suas turmas são: 6ª, 7ª, 3ª fase e 4º ano do Normal Médio.Há 25 anos está no magistério. Seu endereço de e-mail é: ivaneidevasconcelos.2009@hotmail.com e seu blog é: gestarivaneide.blogspot.com
Fernando Roberto Vieira, matrícula 253.275-1, é solteiro, possui Licenciatura Plena em Letras , é Pós graduado em Ensino da Língua Portuguesa, Leciona na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE e na Escola Nossa Senhora de Fátima em Limoeiro PE( rede particular) . Suas turmas estão no Ens. Fundamental e Médio. Há cinco anos está no magistério. Sei endereço eletrônico é: poetaderepente@gmail.com e seu endereço de blog é: poetaderepente.blogspot.com
Suzana Bezerra de Carvalho, matrícula 252.157-1, possui Licenciatura em Letras e Pós graduação em Língua Portuguesa.trabalha na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE , suas turmas são: 5ª, 6ª 8ª e 3º Ano do Normal Médio.Há 20 anos está no exercício do magistério.Seu e-mail é: suzanacarvalho26@hotmail.com. Ainda não possui blog.
Luciano José Machado da Silva, matrícula 263.299-3 é solteiro. Possui Licenciatura Plena em História.trabalha nas Escolas: Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Frei Miguelinho-PE e na Escola Severino Farias em Surubim PE, leciona as turmas: 5ª,6ª,7ª e 8ª do Ens. Fundamental e 1º e 2º ano do Ens. Médio. Há 14 anos está no magistério. Seu endereço eletrônico é: lucianomachado09@hotmail.com e seu blog é: lucianomachado.blogspot.com .
Vera Lúcia Barros de Oliveira, matrícula 728-5 é casada. Possui Licenciatura plena em pedagogia e é Pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Trabalha na Escola Teófilo Severino de Arruda, localizada no destrito de Lagoa de João Carlos, Frei Miguelinho PE, e na Escola Municipal Luiz Pereira Alves na mesma localidade. Suas turmas são: 5ª,6ª,7ª e 8ª do Ens. Fundamental. 1º, 3º e 4º ano do Normal Médio.Também as turmas de 3ª e 4ª fases e turmas do Estudos Gerais.Há 25 anos que está no magistério. Seu endereço de e-mail é: alinneyllatek@hotmail.com. Ainda não conseguiu criar o blog.
Marleide Ferraz da Sá, matrícula 190.194-0, é casada. Sua formação superior é em História , possui Pós graduação na mesma área.Leciona nas Escola Antônio Inácio em Feira Nova PE .Leciona a 3ª fase.Faz 26 anos que está no magistério.Seu endereço eletrônico é: mferrazsa2009@gmail.com e seu blog é: mferrazsa.blogspot.com
Elielma Salgado da Silva, matrícula 269.481-6 é casada. Possui licenciatura plena em Pedagogia e Pós graduada em Educação Especial. Leciona na Escola Cônego Fernando Passos em Passira-PE, suas turmas estão no Ens. Fundamental e Médio. Faz 5 anos que está no magistério.Seu e-mail é: elielmasalgado@gmail.com e seu blog professoraelielama.blogspot.com
Leila Rafaella S. de Lima, matrícula 272.623-8, é solteira. Possui Licenciatura em Letras é Pós graduada em Ensino de Língua Portuguesa.trabalha na Escola Antônio Inácio em Feira Nova PE .Suas turmas são 5ª , 6ª e 7ª. Faz 3 anos que está no magistério.Seu e-mail é: leilalima23@gmail.com. E seu blog é gestandoosaber.blogspot.com
Ana Lúcia de Oliveira, matrícula 252.002-8, é solteira. Possui Licenciatura em Letras e Pós graduada em Ensino de Língua Portuguesa.leciona nas Escolas Escola Teófilo Severino de Arruda,localizada no destrito de Lagoa de João Frei Miguelinho-PE e na Escola Mul. Agripino de Almeida em Santa Maria do Cambucá PE . Suas turmas são do Ens. Fundamental e Médio.Há 17 anos está no magistério.Seu endereço eletrônico é: analuciaoliveira09@gmail.com e seu blog é analuciaoliveira09.blogspot.com
Nany Conceição Silva Barros, matrícula 253.238-7 casada.Possui Licenciatura Plena em Letras. Leciona na Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel em Limoeiro PE ,suas turmas são: 5ª Ens. Fundamental, Fases e 3º ano do ens. Médio. Faz 3 anos que está no magistério.Seu e-mail é: nega-barros@hotmail.com ainda não criou o blog.
Grinaura Araújo de Lima, matrícula 253.993-4 é casada. Possui formação Superior em Letras e Pedagogia é Pós graduada em Psicopegagogia.Leciona na Escola Pontes de Miranda em Feira Nova PE. Suas turmas são da Ed. De Jovens e Adultos, 8ª e 1º ano de Est. Gerais. Há 13 anos está no exercício do magistério. Seu e-mail é: naraaraujolima@gmail.com e seu blog é: naralimanogestarII.blogspot.com
Maria de Fátima Oliveira Lima , matrícula:157.607-0 é solteira. Possui formação Superior em Letras. Ainda não conseguiu fazer um curso de Pós graduação.Leciona na escola Seráfico Ricardo em Limoeiro PE Leciona a turma da 7ª série. Faz 20 anos que atua no magistério.
Eronita Cavalcanti, matrícula 180.978-4 é solteira. Possui formação superior em Letras. Leciona na Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel em Limoeiro PE suas turmas são 5ª,6ª,7ª e 1º ano do Ens. Médio. Há 13 anos está no magistério. Seu e-mail é eronitacavalcanti@gmail.com e seu blog é: meuespacolitario.blogspot.com
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Confirmação de dados
Laise Oliveira de Amorim - formadora de PE
E-mail : laise.amorim@yahoo.com.br - formadora de PE
E-mail : laise.amorim@yahoo.com.br - formadora de PE
domingo, 2 de agosto de 2009
2º Encontro do Gestar II
O segundo encontro foi realizado no dia 08/07 na escola Ginásio de Limoeiro" Arthur C. de Oliveira", escola recem-construida, bastante equipada,espaçosa,limpa em tudo.A equipe gestora, funcionários e amigos da escola são muito, muito atenciosos. Foi com calor humano e simpatia que fomos recebidos para mais um dia de trabalho.
Iniciamos o encontro com uma técnica de boas vindas.Para darmos início ao estudo do TP 3, exibimos os slaides 1,2 e 4 da Unidade 9 (do documento Resumo do TP). Distribuimos os "Envelopes da Diferença" ( contendo variedades de textos) para que os cursistas pudessem selecioná-los de acordo com os critérios adotados pelo grupo( tipologia,gênero,figuras,cor...)Em seguida , cada grupo fez sua apresentação dizendo o critério escolhido e como os textos selecionados se enquadravam nessa seleção e apresentando as descobertas feitas.Após as apresentações fizemos um aprofundameno da Unidade 9 ,promovendo discussões em relação as definições de Gênero,Tipologia e Suporte.(Percebemos um certo embaraço na diferença entre Gênero, Tipologia e Suporte por parte de alguns.) A indagação:" Nós trabalhamos o gênero ou o texto com nossos alunos? " proporcionou momentos de relato de experiências,opiniões...(consideramos e apreciamos as falas dos cursistas).Redistibuímos os "Envelopes da Diferença" para que cada gruo separasse os textos segundo a tipologia de cada um, registrando também o suporte utilizado.Em seguida foi feita a socialização.Fizemos o aprofundamento do assunto através de slaides e interação com os cursistas.Encerramos o encontro da manhã, seguindo-se uma pausa para o almoço,com retorno previsto para as 13h e 30 min.
Seguindo a agenda do dia, realizamos uma "leitura deleite" e reiteramos a importância desse tipo de leitura.( Recomendamos aos cursistas que eles leiam para seus alunos com zelo...entonação... como forma de despertar neles o prazer pela leitura.)Dividimos a turma em grupos para que cada um deles pudessem estudar a Unidade 10 seção 1. Cada grupo ficou responsável para apresentaras as impressões deixadas pelas atividades sugeridas.Percebemos que após as socializações os cursistas eram capazes de diferenciar o gênero literário e não literário,que o gênero poético possui uma furção estética na linguagem e que o cordel é uma dessas formas de realização poética.Em seguida, orientamos a realização das atividades à distãncia em relação ao TP das Unidades Pares e Impares( estudo pessoal) e em relação aos AAAs para com os alunos e o Avançando na Prática também.Encerramos o encontro com uma avaliação que se destacou como: momento produtivo,novas descobertas,enriquecedor,aproximação,estreitamento de laços...
Percebemos a necessidade de:
* estudo em grupo
* socialização de experiências
* discussões ampliadas dos conteúdos
* ampliação e segurança de conhecimentos
Não conseguimos atender tudo que estava agendado para o encontro porque tivemos
algumas interrupções.Considero o encontro satisfatório, muitos cursistas já trabalham o Gênero e a Tipologia com seus alunos outros estão iniciando. O nível de discussão é bom.
Iniciamos o encontro com uma técnica de boas vindas.Para darmos início ao estudo do TP 3, exibimos os slaides 1,2 e 4 da Unidade 9 (do documento Resumo do TP). Distribuimos os "Envelopes da Diferença" ( contendo variedades de textos) para que os cursistas pudessem selecioná-los de acordo com os critérios adotados pelo grupo( tipologia,gênero,figuras,cor...)Em seguida , cada grupo fez sua apresentação dizendo o critério escolhido e como os textos selecionados se enquadravam nessa seleção e apresentando as descobertas feitas.Após as apresentações fizemos um aprofundameno da Unidade 9 ,promovendo discussões em relação as definições de Gênero,Tipologia e Suporte.(Percebemos um certo embaraço na diferença entre Gênero, Tipologia e Suporte por parte de alguns.) A indagação:" Nós trabalhamos o gênero ou o texto com nossos alunos? " proporcionou momentos de relato de experiências,opiniões...(consideramos e apreciamos as falas dos cursistas).Redistibuímos os "Envelopes da Diferença" para que cada gruo separasse os textos segundo a tipologia de cada um, registrando também o suporte utilizado.Em seguida foi feita a socialização.Fizemos o aprofundamento do assunto através de slaides e interação com os cursistas.Encerramos o encontro da manhã, seguindo-se uma pausa para o almoço,com retorno previsto para as 13h e 30 min.
Seguindo a agenda do dia, realizamos uma "leitura deleite" e reiteramos a importância desse tipo de leitura.( Recomendamos aos cursistas que eles leiam para seus alunos com zelo...entonação... como forma de despertar neles o prazer pela leitura.)Dividimos a turma em grupos para que cada um deles pudessem estudar a Unidade 10 seção 1. Cada grupo ficou responsável para apresentaras as impressões deixadas pelas atividades sugeridas.Percebemos que após as socializações os cursistas eram capazes de diferenciar o gênero literário e não literário,que o gênero poético possui uma furção estética na linguagem e que o cordel é uma dessas formas de realização poética.Em seguida, orientamos a realização das atividades à distãncia em relação ao TP das Unidades Pares e Impares( estudo pessoal) e em relação aos AAAs para com os alunos e o Avançando na Prática também.Encerramos o encontro com uma avaliação que se destacou como: momento produtivo,novas descobertas,enriquecedor,aproximação,estreitamento de laços...
Percebemos a necessidade de:
* estudo em grupo
* socialização de experiências
* discussões ampliadas dos conteúdos
* ampliação e segurança de conhecimentos
Não conseguimos atender tudo que estava agendado para o encontro porque tivemos
algumas interrupções.Considero o encontro satisfatório, muitos cursistas já trabalham o Gênero e a Tipologia com seus alunos outros estão iniciando. O nível de discussão é bom.
sábado, 1 de agosto de 2009
quarta-feira, 29 de julho de 2009
1ª Formação do Gestar II em Limoeiro
Após vários meses de expectativas finalmente a GRE Vale do Capibaribe em Limoeiro PE iniciou a Formação do Gestar II. No dia 07 de julho do ano em curso realizamos a oficina introdutória em horário integral.Pela manhã realizou-se a abertura oficial ,com a presença da professora Zélia Porto Gerente da Gerência de Educação Fundamental e infantil da Secretaria de Educação Estadual,a professora Nádia Cristina Assunção Campos Sousa, chefe da Unidade de Desenvolvimento do Ensino da Gerência Regional de Educação,profesosres-formadores de língua portuguesa e matemática e aproximadamente 139 professores-cursistas das áreas citadas, educadores de apoio, diretores de escolasfazendo um total aproximado de 200 pessoas. A professora Zélia Porto trouxe uma palestra que tratava do Processo Ensino-aprendizagem, havendo em seguida intervenções com perguntas e respostas sobre o assunto tratado. Em seguida serviu-se um lanche , após o lanche houve apresentação em slaides do Programa Gestar II, os professores-formadores também foram apresentados dando palavras de encorajamento, estímulo, apoio, perserevança aos professores-cursistas. Continuando deu-se alguns avisos e os encaminhamentos para as atividades da tarde.
À tarde, cada formador foi para uma sala com seus professores-cursistas.
Nossa turma é a 2, com 36 professores participantes, compareceram 28.Depois de uma dinâmica de boas-vindas e apresentação, os professores-cursistas preencheram um formulário, onde retratava seu perfil pessoal e profissional.Entegamos a cada participante o kit do Gestar II.Fizemos o estudo do Guia Geral das páginas de 14 a 18, 22 a 24 e de 34 a 37. A medida que a leitura era realizada, questionamentos eram feitos e tentamos esclarecer todas as dúvidas dos mesmos.Os docentes receberam um outro formulário para preenchimento segundo suas impressões em relação ao Programa Gestar II. Demos informações da realização das atividades à distância em relação aos TPs, AAAs, Avançando na Prática,construção e publicação no blog, relatórios, memorial...
Fizemos uma rápida avaliação do encontro e nos despedimos para o dia seguinte.
Depois da análise do perfil dos docentes percebemos que: 70% são casados, 19% solteiros e 11% vivem outras situações.Os que possuem computadores na residência são em 95%,e 70% possuem e-mail.Todos possuem telefone.Em relação à formação do 2º grau, 70% cursaram o magistério,19%tem formação técnica e 11% cfizeram o estudos gerais.
Quanto ao curso superior, 68% dos docentes são área específica, 32% possuem outro tipo de formação.O curso de pós-graduação foi feito por 50% dos cursistas dentro da área de língua portuguesa,35% atinge os que estão fora da área, 7% os que não possuem e 7% estão cursando. Dos nossos cursistas 50%já fizeram cursos de atualização e 50% realizam formação continuada.Observamos que o tempo de atuação no magistério é a seguinte: 35% dos docentes estão atuando a menos de 5 anos, 7% atuam entre 6 e 10 anos, 14% estão em exercício da função entre 11 e 15 anos, 14% estão lecionando entre 16 e 20 anos.30% dos cursistas estão a mais de 20 anos na docencia.
Desejamos saber se o curso de letras ofereceu subsideos para trabalhar com segurança, então : 50% responderam que sim, 30 responderam que não e 14% não desejaram responder. O tempo dedicado para o estudo é a seguinte: 43% possuem disponibilidade, 50% disciplinam o tempo para conseguir estudar e 7% não desejaram rsponder.Os cursitas,95% conseguem realizar leituras de materiais da área de lingua portuguesa, 5% realizam leitura às vezes.
Em relação ao segundo formulário, responderam que:
1.Esperam que o Gestar:
* Aprimoração do conhecimento e melhorar a prática pedagógica, inovar a aprendizagem,aprofundamento teorico-metodologico,construir competências,ajudar na prática pedagógica,ampliação da metodologia , melhorar a produtividade.
2. Opinião do que é ensino-aprendizagem:
* Aquisição do saber para aplicabilidade;Processo gradativo de interação e troca de experiências, conhecimentos que levam a compreenção e a produção das práticas mentais e socio-cultural.Interação que ocorre entre os sujeitos através da socialização do conheciemnto, troca de vivências , assimilação e compreensão de conteúdos através da trasposição didática possibilitando que os sujeitos consigam autonomia e entendimento de sua realidade socio-cultural.
3. Qual é o papel do professor em sala de aula a partir da concepção de ensino-aprendizagem?
* Promover mecanismos para construção do conheciemnto, para que o aluno possa descobrir e redescobrir seu mundo.Tentar construir cidadãos cróticos sobrea a realidade; socializar e organizar conteúdos e vivencia-los, direcionando ações que
produzirão aprendizagem recíproca.
4. Em que sentido o Gestar II pode promover mudanças no trabalho dos membros da comunidade escolar e como isso contribuiria para o processo ensio-aprendizagem e para o desenvolvimento do aluno?
* A partir de novas maneiras de construir o conheciemnto; inovara as práticas pedagógicas; contribuir na construção de aluno autor/crítico de seu conheciemento.
Abertura de novos horizontes na troca de experiências e conheciementos; atualização da língua portuguesa; subsidiar professores com uma metodologia diferenciada a fim de melhorar o desempenho dos alunos; Trabalho de maneira interativa, estimulador e abrangente, facilitador para novas possibilidades de crescimento pessoal e profissional, podendo desencadear motivação no profissional docente e no aluno.
Os professores-cursistas encontravam-se bastante motivados para realização da formação do Gestar II, todavia demonstraram preocupação na realização das atividades individuais como também na execução das atividades que serão trabalhadas com os alunos visto que as escolas não possuem material didático suficiente para atender a demanda.Muitos já demonstraram o desejo de trabalhar os assuntos nas turmas do Ensino médio. Reconhecem a necessidade de atualizar-se, melhorar a prática pedagógica,trocar experiências e não vão medir esforços para que o Gestar aconteça com eficiência e eficácia.
À tarde, cada formador foi para uma sala com seus professores-cursistas.
Nossa turma é a 2, com 36 professores participantes, compareceram 28.Depois de uma dinâmica de boas-vindas e apresentação, os professores-cursistas preencheram um formulário, onde retratava seu perfil pessoal e profissional.Entegamos a cada participante o kit do Gestar II.Fizemos o estudo do Guia Geral das páginas de 14 a 18, 22 a 24 e de 34 a 37. A medida que a leitura era realizada, questionamentos eram feitos e tentamos esclarecer todas as dúvidas dos mesmos.Os docentes receberam um outro formulário para preenchimento segundo suas impressões em relação ao Programa Gestar II. Demos informações da realização das atividades à distância em relação aos TPs, AAAs, Avançando na Prática,construção e publicação no blog, relatórios, memorial...
Fizemos uma rápida avaliação do encontro e nos despedimos para o dia seguinte.
Depois da análise do perfil dos docentes percebemos que: 70% são casados, 19% solteiros e 11% vivem outras situações.Os que possuem computadores na residência são em 95%,e 70% possuem e-mail.Todos possuem telefone.Em relação à formação do 2º grau, 70% cursaram o magistério,19%tem formação técnica e 11% cfizeram o estudos gerais.
Quanto ao curso superior, 68% dos docentes são área específica, 32% possuem outro tipo de formação.O curso de pós-graduação foi feito por 50% dos cursistas dentro da área de língua portuguesa,35% atinge os que estão fora da área, 7% os que não possuem e 7% estão cursando. Dos nossos cursistas 50%já fizeram cursos de atualização e 50% realizam formação continuada.Observamos que o tempo de atuação no magistério é a seguinte: 35% dos docentes estão atuando a menos de 5 anos, 7% atuam entre 6 e 10 anos, 14% estão em exercício da função entre 11 e 15 anos, 14% estão lecionando entre 16 e 20 anos.30% dos cursistas estão a mais de 20 anos na docencia.
Desejamos saber se o curso de letras ofereceu subsideos para trabalhar com segurança, então : 50% responderam que sim, 30 responderam que não e 14% não desejaram responder. O tempo dedicado para o estudo é a seguinte: 43% possuem disponibilidade, 50% disciplinam o tempo para conseguir estudar e 7% não desejaram rsponder.Os cursitas,95% conseguem realizar leituras de materiais da área de lingua portuguesa, 5% realizam leitura às vezes.
Em relação ao segundo formulário, responderam que:
1.Esperam que o Gestar:
* Aprimoração do conhecimento e melhorar a prática pedagógica, inovar a aprendizagem,aprofundamento teorico-metodologico,construir competências,ajudar na prática pedagógica,ampliação da metodologia , melhorar a produtividade.
2. Opinião do que é ensino-aprendizagem:
* Aquisição do saber para aplicabilidade;Processo gradativo de interação e troca de experiências, conhecimentos que levam a compreenção e a produção das práticas mentais e socio-cultural.Interação que ocorre entre os sujeitos através da socialização do conheciemnto, troca de vivências , assimilação e compreensão de conteúdos através da trasposição didática possibilitando que os sujeitos consigam autonomia e entendimento de sua realidade socio-cultural.
3. Qual é o papel do professor em sala de aula a partir da concepção de ensino-aprendizagem?
* Promover mecanismos para construção do conheciemnto, para que o aluno possa descobrir e redescobrir seu mundo.Tentar construir cidadãos cróticos sobrea a realidade; socializar e organizar conteúdos e vivencia-los, direcionando ações que
produzirão aprendizagem recíproca.
4. Em que sentido o Gestar II pode promover mudanças no trabalho dos membros da comunidade escolar e como isso contribuiria para o processo ensio-aprendizagem e para o desenvolvimento do aluno?
* A partir de novas maneiras de construir o conheciemnto; inovara as práticas pedagógicas; contribuir na construção de aluno autor/crítico de seu conheciemento.
Abertura de novos horizontes na troca de experiências e conheciementos; atualização da língua portuguesa; subsidiar professores com uma metodologia diferenciada a fim de melhorar o desempenho dos alunos; Trabalho de maneira interativa, estimulador e abrangente, facilitador para novas possibilidades de crescimento pessoal e profissional, podendo desencadear motivação no profissional docente e no aluno.
Os professores-cursistas encontravam-se bastante motivados para realização da formação do Gestar II, todavia demonstraram preocupação na realização das atividades individuais como também na execução das atividades que serão trabalhadas com os alunos visto que as escolas não possuem material didático suficiente para atender a demanda.Muitos já demonstraram o desejo de trabalhar os assuntos nas turmas do Ensino médio. Reconhecem a necessidade de atualizar-se, melhorar a prática pedagógica,trocar experiências e não vão medir esforços para que o Gestar aconteça com eficiência e eficácia.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Aula Inaugural do Gestar II
No dia 07 de julho teremos a aula inaugural( Oficina Introdutória) do Gestar II, na Escola Ginásio de Limoeiro" Arthur C. de Oliveira em Limoeiro, às 8h e 30 min.
No dia 08 seguiremos com as atividades em oficinas de 8 horas. É um momento de expectativa.
No dia 08 seguiremos com as atividades em oficinas de 8 horas. É um momento de expectativa.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Momentos de expectativas
A GRE Limoeiro vive momentos de expectativa para iniciar a formação do GESTAR II.Temos na área de Língua Portugeusa 135 professores do ensino fundamental e EJA divididos em 3 turmas e de Matemética contamos com 98 profesosres, dividos em 2 turmas. Para o primeiro encontro vamos fazer em dias diferenciados pois o auditório da Escola Pe. Nicolau Pimentel ( Escola Pólo ) não comporta o número expressivo de professores.
Temos como porfessoras formadoras de Língua Portuguesa as professoras Laise Amorim, Maria Assunção Baracho( nova integrante) e Maria José Barros.Na área de exatas temos os professores Carlos Wilsom Lacerda e Ana Cristina Cordeiro( nova integrante).
A Gestora da Regional, prof. Edjane Ribeiro, não tem medido esforços no sentido de buscar junto à Secretaria de Educação os recursos financeiros direcionados aos encontros do GESTAR II.
Temos como porfessoras formadoras de Língua Portuguesa as professoras Laise Amorim, Maria Assunção Baracho( nova integrante) e Maria José Barros.Na área de exatas temos os professores Carlos Wilsom Lacerda e Ana Cristina Cordeiro( nova integrante).
A Gestora da Regional, prof. Edjane Ribeiro, não tem medido esforços no sentido de buscar junto à Secretaria de Educação os recursos financeiros direcionados aos encontros do GESTAR II.
domingo, 24 de maio de 2009
2ª Formação do GESTAR II
No período de 11 a 15 de maio realizou-se no Hotel Canarius de Gaibu ( Cabo de Santo Agostinho) a 2ª formação do GESTAR II, sob a orientação da Prof. Adaleide. Foi mais um momento de socialização de experiências, saberes, atividades...
Momento rico de aprendizagem coletiva.
Momento rico de aprendizagem coletiva.
sábado, 3 de janeiro de 2009
Memória Viva (Laise Amorim)
Sou Laise. Filha de Antônio e Neuza. De origem rural. Nascida e criada em um lar evangélico. Tenho um casal de irmãos ( Lívio e Lídia) , sou a mais nova dos três.
Quando morávamos no sítio, meu pai construi em grupo escolar ( 1 sala de aula, 1 área para recreação, 2 sanitários( mas. e fem.) para que minha mãe pudesse dar aulas as crianças filhos dos lavradores da terra. A sala de aula possui 2 mesas enormes ( para minha pequenez) com bancos confortáveis , sem encosto. Um quadro negro, um filtro de barro, pequenos quadros feitos com figuaras de calenários nas paredes, uma mesa pequeno ( era o birô) uma cadeira também confortável( tipo gerdal). Ao redor do grupo havia uma roça de milho e feijão. Na frente, algumas margaridas, cajado de são José, beneditas,rosas.... A festa de São João era linda. Meu pai fazia um verdadeiro arraial. Todos nós nos divertíamos muuuito. A noite, meu pai que dava aulas aos lavradores e seus filhos mais velhos. Meus irmãos também eram alunos de minha mãe e eu os acompanhava à escola, não para estudar mas para ficar perto deles e da mãe também. Fica sentada perto dela o tempo todo.lembro-me que ela tratava seus alunos com amor,carinho respeito, firmeza e autoridade... carinhosa Falava baixo ( ainda fala) com firmeza e seguança. Numa usou a palmatória com seus alunos ( instrumento de castigo na época) seu olhar já era uma forma de admoestação.Quando minha irmã completou 8 anos,ela chamou meu pai e disse: - Não é mais possível continuarmos aqui os meninos precisam estudar, Lidinha já está repentindo a série pela segunda vez. Meu pai apegado à terra foi resistente, mas não adiantou. Minha mãe venceu. O grupo escolar continuou atendendo as crianças, só que a professora vinha da cidade. Fomos morar na cidade. Já instalados ,meus irmãos foram matriculados . Minha mãe foi cursar o magistério, pois era professora leiga até então.Ensinava à tarde e eu continuava acompanhando-a. Em casa, eu " brincava de escola" com as colegas da vizinhança. Riscava paredes e calçadas.Um dia meu pai de deu um quandro negro, foi uma alegria só. Penso que o acampanhamento as aulas da minha mãe e o presente do meu pai foram indícios na minha opção pelo magistério.Quando completei 6 anos fui matriculada numa escola pública próxima à nossa casa, minha primeira professora chamava-se Gemma Celeste ( era mesmo celestial minha professora). Foi ela quem me alfabetizou.Lembro-me que para cada letra do alfabeto, ela contava uma história, criava um gesto com as mãos para identificação da letra e o som vinha também de alguma parte da história. Tudo era inteligado. Quando ela nos ensinou a letra H, foi um sufoco pra mim, pois não conseguia fazê-la maiúscula ( manuscrita), fugi da escola... perdi-me no caminho... acabou a própria Gemma nos levando para casa ( numa esqueci esse fato).
Meu desejo pela leitura penso que se deu por ouvir tantas histórias. A começar pela frequencia a
Escola Biblica Dominical, lá ouvíamos muitas histórias biblicas. Na escola por Gemma Celeste.Em casa por meu pai que nos contava outras histórias ( de preferência em seu colo) era um momento mágico pra mim, pois ali eu também me sentia personagem das histórias. Eu nunca ouvia histórias repetidas. Meu pai era criativo.
Depois de alfabetizada, lia tudo.Desde receitas de culinária até revista " O Cruzeiro" ( eu nem se quer entendia o que estava lendo). Conheço todos os clássicos infantis, lia muito gibi também( ora comprado, ora emprestado), levava para casa livros da escola onde estudava ( tinha uma pequena biblioteca), minha mãe trazia da escola onde ensinava. Ah! Na Igreja também tinha uma biblioteca, livros para todas as idades. Nossa casa tinha sempre muitos livros, ainda é assim...
O tempo foi passando ... os acontecimentos foram mudando o mundo , as pessoas, as instituições. A escola hoje oferece uma variedade tremenda de leitura, para todas as séries e idades com o próposito enriquecer o discurso, a escrita, o vocabulário e também oferecer entretenimento. Porém, necessita realizar um trabalho mais efetivo de sensibilização aos pais, professores e alunos para que acessem com frequência a biblioteca escolar. Cabe também a escola criar hábitos de leitura , confirmado pelos pais em casa. Toda Comunidade escolar deve se empenhar ao máximo para que possamos ter alunos mais preparados para a vida, atrevés do conhecimento , da leitura, da experiências de outrem...
Abraços a todos.
Quando morávamos no sítio, meu pai construi em grupo escolar ( 1 sala de aula, 1 área para recreação, 2 sanitários( mas. e fem.) para que minha mãe pudesse dar aulas as crianças filhos dos lavradores da terra. A sala de aula possui 2 mesas enormes ( para minha pequenez) com bancos confortáveis , sem encosto. Um quadro negro, um filtro de barro, pequenos quadros feitos com figuaras de calenários nas paredes, uma mesa pequeno ( era o birô) uma cadeira também confortável( tipo gerdal). Ao redor do grupo havia uma roça de milho e feijão. Na frente, algumas margaridas, cajado de são José, beneditas,rosas.... A festa de São João era linda. Meu pai fazia um verdadeiro arraial. Todos nós nos divertíamos muuuito. A noite, meu pai que dava aulas aos lavradores e seus filhos mais velhos. Meus irmãos também eram alunos de minha mãe e eu os acompanhava à escola, não para estudar mas para ficar perto deles e da mãe também. Fica sentada perto dela o tempo todo.lembro-me que ela tratava seus alunos com amor,carinho respeito, firmeza e autoridade... carinhosa Falava baixo ( ainda fala) com firmeza e seguança. Numa usou a palmatória com seus alunos ( instrumento de castigo na época) seu olhar já era uma forma de admoestação.Quando minha irmã completou 8 anos,ela chamou meu pai e disse: - Não é mais possível continuarmos aqui os meninos precisam estudar, Lidinha já está repentindo a série pela segunda vez. Meu pai apegado à terra foi resistente, mas não adiantou. Minha mãe venceu. O grupo escolar continuou atendendo as crianças, só que a professora vinha da cidade. Fomos morar na cidade. Já instalados ,meus irmãos foram matriculados . Minha mãe foi cursar o magistério, pois era professora leiga até então.Ensinava à tarde e eu continuava acompanhando-a. Em casa, eu " brincava de escola" com as colegas da vizinhança. Riscava paredes e calçadas.Um dia meu pai de deu um quandro negro, foi uma alegria só. Penso que o acampanhamento as aulas da minha mãe e o presente do meu pai foram indícios na minha opção pelo magistério.Quando completei 6 anos fui matriculada numa escola pública próxima à nossa casa, minha primeira professora chamava-se Gemma Celeste ( era mesmo celestial minha professora). Foi ela quem me alfabetizou.Lembro-me que para cada letra do alfabeto, ela contava uma história, criava um gesto com as mãos para identificação da letra e o som vinha também de alguma parte da história. Tudo era inteligado. Quando ela nos ensinou a letra H, foi um sufoco pra mim, pois não conseguia fazê-la maiúscula ( manuscrita), fugi da escola... perdi-me no caminho... acabou a própria Gemma nos levando para casa ( numa esqueci esse fato).
Meu desejo pela leitura penso que se deu por ouvir tantas histórias. A começar pela frequencia a
Escola Biblica Dominical, lá ouvíamos muitas histórias biblicas. Na escola por Gemma Celeste.Em casa por meu pai que nos contava outras histórias ( de preferência em seu colo) era um momento mágico pra mim, pois ali eu também me sentia personagem das histórias. Eu nunca ouvia histórias repetidas. Meu pai era criativo.
Depois de alfabetizada, lia tudo.Desde receitas de culinária até revista " O Cruzeiro" ( eu nem se quer entendia o que estava lendo). Conheço todos os clássicos infantis, lia muito gibi também( ora comprado, ora emprestado), levava para casa livros da escola onde estudava ( tinha uma pequena biblioteca), minha mãe trazia da escola onde ensinava. Ah! Na Igreja também tinha uma biblioteca, livros para todas as idades. Nossa casa tinha sempre muitos livros, ainda é assim...
O tempo foi passando ... os acontecimentos foram mudando o mundo , as pessoas, as instituições. A escola hoje oferece uma variedade tremenda de leitura, para todas as séries e idades com o próposito enriquecer o discurso, a escrita, o vocabulário e também oferecer entretenimento. Porém, necessita realizar um trabalho mais efetivo de sensibilização aos pais, professores e alunos para que acessem com frequência a biblioteca escolar. Cabe também a escola criar hábitos de leitura , confirmado pelos pais em casa. Toda Comunidade escolar deve se empenhar ao máximo para que possamos ter alunos mais preparados para a vida, atrevés do conhecimento , da leitura, da experiências de outrem...
Abraços a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)