domingo, 2 de agosto de 2009

2º Encontro do Gestar II

O segundo encontro foi realizado no dia 08/07 na escola Ginásio de Limoeiro" Arthur C. de Oliveira", escola recem-construida, bastante equipada,espaçosa,limpa em tudo.A equipe gestora, funcionários e amigos da escola são muito, muito atenciosos. Foi com calor humano e simpatia que fomos recebidos para mais um dia de trabalho.
Iniciamos o encontro com uma técnica de boas vindas.Para darmos início ao estudo do TP 3, exibimos os slaides 1,2 e 4 da Unidade 9 (do documento Resumo do TP). Distribuimos os "Envelopes da Diferença" ( contendo variedades de textos) para que os cursistas pudessem selecioná-los de acordo com os critérios adotados pelo grupo( tipologia,gênero,figuras,cor...)Em seguida , cada grupo fez sua apresentação dizendo o critério escolhido e como os textos selecionados se enquadravam nessa seleção e apresentando as descobertas feitas.Após as apresentações fizemos um aprofundameno da Unidade 9 ,promovendo discussões em relação as definições de Gênero,Tipologia e Suporte.(Percebemos um certo embaraço na diferença entre Gênero, Tipologia e Suporte por parte de alguns.) A indagação:" Nós trabalhamos o gênero ou o texto com nossos alunos? " proporcionou momentos de relato de experiências,opiniões...(consideramos e apreciamos as falas dos cursistas).Redistibuímos os "Envelopes da Diferença" para que cada gruo separasse os textos segundo a tipologia de cada um, registrando também o suporte utilizado.Em seguida foi feita a socialização.Fizemos o aprofundamento do assunto através de slaides e interação com os cursistas.Encerramos o encontro da manhã, seguindo-se uma pausa para o almoço,com retorno previsto para as 13h e 30 min.
Seguindo a agenda do dia, realizamos uma "leitura deleite" e reiteramos a importância desse tipo de leitura.( Recomendamos aos cursistas que eles leiam para seus alunos com zelo...entonação... como forma de despertar neles o prazer pela leitura.)Dividimos a turma em grupos para que cada um deles pudessem estudar a Unidade 10 seção 1. Cada grupo ficou responsável para apresentaras as impressões deixadas pelas atividades sugeridas.Percebemos que após as socializações os cursistas eram capazes de diferenciar o gênero literário e não literário,que o gênero poético possui uma furção estética na linguagem e que o cordel é uma dessas formas de realização poética.Em seguida, orientamos a realização das atividades à distãncia em relação ao TP das Unidades Pares e Impares( estudo pessoal) e em relação aos AAAs para com os alunos e o Avançando na Prática também.Encerramos o encontro com uma avaliação que se destacou como: momento produtivo,novas descobertas,enriquecedor,aproximação,estreitamento de laços...

Percebemos a necessidade de:
* estudo em grupo
* socialização de experiências
* discussões ampliadas dos conteúdos
* ampliação e segurança de conhecimentos

Não conseguimos atender tudo que estava agendado para o encontro porque tivemos
algumas interrupções.Considero o encontro satisfatório, muitos cursistas já trabalham o Gênero e a Tipologia com seus alunos outros estão iniciando. O nível de discussão é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário