O terceiro encontro da Formação do Gestar II foi realizado no dia 20 de agosto na Escola Pe. Nicolau Pimentel aqui em Limoeiro. Iniciamos o encontro dando as boas vindas com um abraço fraterno, em seguida fizemos uma técnica intitulada “Dinâmica dos Problemas”.
Após a dinâmica os cursitas socializaram as experiências das atividades realizadas na escola. Foi um momento agradável, todos queriam fazer seus relatos. Eis algumas elas:
“ As atividades são bastantes motivadoras, os alunos compreenderam com facilidade,muitos felizes, e eu também.” disse a professora Selma Vasconcelos.
“ Esta semana não usei o livro didático, só os livros do Gestar. Se a Escola não tiver nada contra só usarei os livros do Gestar II. Trabalhamos só as atividades dos AAAs, que são muito bem elaboradas e motivadoras.” relatou a professora Eronita Cavalcanti.
“ Eu estava trabalhando o Gênero Cordel, antes de iniciar a formação do Gestar II num projeto que temos na escola. Quando fui analisar o TP 3 percebi a riqueza do material e as sugestões bastante atrativas, o que nos fez retomar ao assunto. Nossos alunos conseguiram absorver com mais propriedade o Gênero Cordel .” falou a professora Marleide Ferraz. E assim ... muitos outros se colocaram.
Em seguida fizemos uma revisão do assunto já estudado Gênero textual através de slides específicos e a realização de comentários. Houve um intervalo para o lanche. Continuamos o encontro dando início ao TP 4- Leitura e Processo de Escrita I, iniciamos lendo alguns memoriais já publicados no blog de alguns cursistas para percebermos a diferença entre eles na construção da escrita . Realizado alguns comentários dessas construções, interrogamos: “ Como vocês trabalham em sala de aula o processo de leitura e escrita?” Muitos professores relataram as dificuldades encontradas quando se trata do exercício da leitura pelos alunos, pois os mesmos negam-se constantemente, pois o habito da leitura não foi construída ao longo de sua vida escolar.Dificuldade maior é trabalhar a escrita, pois se não tem o habito da leitura... mais dificuldades eles possuem em produzir textos com qualidade.
Após os depoimentos fizemos uma leitura comentada das páginas 82,83 e 84 do TP 4 e paramos para o almoço.
Às 13h e 30 min. Iniciamos as atividades com uma leitura deleite. Dividimos a turma em grupos. Cada grupo recebeu um envelope com diferentes gêneros textuais os quais eram lidos por todos do grupo, depois foi escolhido um texto para partilhar com todos colegas.Após a leitura perguntamos: “ O que vocês perceberam de diferente na leitura desses textos?” Eis as respostas: “ Não se pode ler uma piada como se estivesse lendo um anúncio fúnebre.” “ “ A pontuação e a entonação são essenciais para melhor compreensão da leitura." " O texto ganha vida com a entonação.”
Apresentamos os slides - A Construção da Leitura e Escrita , da professora Cátia Martins oferecendo e recebendo contribuições...
Os cursitas foram convidados a construir um seqüência didática baseada no Avançando na Prática da página 80 , tendo como texto básico das páginas 76 e 77.A atividade será : Oficina de Produção Textual . Público alvo : estudantes do ensino fundamental . As sugestões para criação de gêneros: artigo de jornal, texto publicitário, crônica e cordel, com a proposta de abordar um problema ambiental da cidade ou do bairro. Após a realização da atividade seguiu-se as apresentações.
Em seguida demos alguns avisos, aplicamos a avaliação do encontro e encerramos o mesmo.
Formadora Laise Amorim
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário