quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Relatório do 6º Encontro do Programa Gestar II em Limoeiro PE


Tivemos no último dia 26 de setembro mais um encontro significativo do Programa Gestar II .Iniciamos o encontro dando as boas vindas através de uma música chamada Andanças depois alguns cursistas fizeram considerações sobre a parte da música que mais gostaram e que relação existe com o momento que vivem agora.
Em seguida recolhemos os Relatórios dos Avançando na Prática e também algumas atividades realizadas pelos alunos. Houve um momento para socialização das atividades realizadas pelos professores com suas turmas, que sempre demonstram progresso na aprendizagem além de estimular a oralidade, a escrita e a compreensão.

Iniciamos o estudo do TP 1- que trata da Linguagem e Cultura.Trabalhamos a Unidade 2 e para desperta-los para o conteúdo utilizamos um texto com diferentes formas de regionalidade, com mais evidência para o carioca, baiano, nordestino, gaúcho,mineiro e paulista. Em seguida fizemos a explanação oral,( utilizando slides ) da Seção 1 : Variantes Linguísticas : desfazendo equívocos; A Seção 2 : O Texto Literário foi estudado em grupo das páginas 67 a 73 com realização da atividade 11 e discussões para os textos apresentados na seção. A Seção 3 trata da Modalidade da Língua foi também trabalhada através de slides e inferências dos presentes.

Em seguida houve um intervalo para o  lanche
Após a lanche solicitamos a realização de uma atividade seguindo o comando:
  1. Produzir textos orais numa situação sociocomunicativa ocorrida numa farmácia.
  2. Os gêneros utilizados serão: Entrevista, Publicidade, Locução esportiva e Causo ( humorístico)
  3. Socialização das construções ( após o almoço)
Intervalo para o Almoço

Retornamos as atividades às 13h e 30 min., fizemos a apresentação do slide “ Só Nordestinos” para deleite de todos. Em seguida cada grupo apresentou a produção realizada as quais foram bastante criativas, atraentes as quais foram gravadas em vídeo.
Prosseguimos o encontro com uma retomada das Orientações do projeto de intervenção.
Demos alguns informes e avisos, solicitamos a avaliação do encontro através só dos  Pontos Positivos , os quais foram: As exposições, os trabalhos realizados em equipe, o texto deleite, o assunto estudado, as atividades do TP
Encerramos o encontro com uma oração

Podemos considerar o encontro bastante favorável, pois crescemos em conhecimento. As discussões permitem um aprendizado ímpar. Os cursistas necessitam se empenhar um pouco mais na realização das atividades à distância, uma vez que não estão atendendo os critérios que o curso oferece. Alguns cursitas não estão conseguindo postar os relatórios no blog, o que nos deixa muito preocupada.
Por Laise Amorim- Formadora Estadual de PE





Nenhum comentário:

Postar um comentário