terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Visita a Escola Teófilo Severino de Arruda - Frei Miguelinho PE

Visitamos a Escola Teófilo Severino de Arruda, localizada na Zona Rural denominada Lagoa de João Carlos em Frei Miguelinho no dia 16 de abril de 2010.

Fomos recebida pelo diretor adjunto professor Manoel Máximo da Silva, que nos conduziu gentilmente às turmas solicitadas. Estivemos nas turmas de 6ª, 7ª, 8ª  do ensino fundamental e  falamos da importância do Programa Gestar II e os seus benefícios para o estudante e professores.Convidamos alguns alunos dessas turmas e tivemos uma conversa informal, onde no primeiro momento os mesmos relataram seus conhecimentos sobre o Programa, eis algumas respostas: Alguns alunos não conheciam o Programa e sua dinâmica, todavia outros como Érica,  e Jhuly ( 6ª série) afirmaram que é um Programa que ajuda os professores a entender e resolver os problemas de aprendizagem.O Gestar II ajudou os professores a colocar ordem na sala, fez com que os alunos respeitassem os colegas e os outros  professores também - disse Jheneffy ( 6ª série).



Indagados sobre: O que estão achando das ações do Gestar II ? responderam:
Rómulo: " são atividades boas, que faz a gente se interessar pelo estudo". Enquanto Ademir nos falou que foi muito bom realizar produções de poemas, cordel ... -  eu sentia muita dificuldade antes do Gestar II-  anúncios... também é bom. Mexe com o imaginário.
Enquanto Bruno- fez lindos catões de Natal e produziu contos natalinos .
Rafael disse que " aprendeu coisas novas, interessantes, fáceis de fazer , mas comconteúdos importantes. a gente estava cansado dos mesmos tiposd e atividades... Todos professores deveriam participar do Gestar II, porque facilita a vida da gente e a deles também, favorece a aprendizagem com boa qualidade -  cvoncluiu.
Conversamos com os professores e os orientamos a atualizaremas atividades no blog. Os mesmos citaram que não estão encontrando dificulddaes na execução do projeto de intervenção, todavia houve alteração no cronograma das ações.

Alunos , professores e a diretora Maria Aparecida

Não foi possível conversar com o educador de apoio, pois o mesmo não encontra-se ausente, era seu dia de folga.
Em relação a conversa que tivemos com o diretor adjunto, professor Mário Máximo, podemos dizer o seguinte:
O mesmo é ciente que cinco professores de Língua Portuguesa estão participando do Gestar II. A direção escolar tem acompanhado os atrabalhos através das amostras das atividades produzidas pelos estudantes.


 
Avalia o Gestar II como uma ação positiva em todos aspectos, em especial por ser um curso de atualização. É visivel claramente a diferença entre as turmas que aprticipam do programa e as que não participam. A mudança positiva que trouxe a escola é possível de seenxergar através dos resultados dos IDEPE ( Indicie de Desenvolviemnto da Educação de Pernambuco) onde a escola conseguiu atingir 100% da meta estabelecida entre os aspetos seria elevar a aprendizagem dos dicentes, e isso foi possível através do Gestar II.

Mais atividades desenvolvidas pelos alunos no Programa Gestar II


Ainda observamos trabalhos  em painéis produzidos pelos estudantes que vivenciaram as atividades do Gestar II.

Diretora escolar Maria Aparecida e um dos alunos                 
Formadora Laise Amorim e o cursista Luciano Machado
Os professores que participam do Gestar II são: Ana Lúcia Oliveira, Aledissandro Assunção, Luciano machado, Valéria Lira e Vera Lúcia Barros.
Agradecemos a acolhida e nos despedimos.

Laise Oliveira de Amoirm  -  Formadora Estadual de PE






Nenhum comentário:

Postar um comentário