RIOS SEM DISCURSO - JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Quando um rio corta, corta-se de vez
o discurso-rio de água que ele fazia;
cortado, a água se quebra em pedaços,
em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale
a uma palavra em situação dicionária:
isolada, estanque no poço dela mesma,
e porque assim estancada, muda,
e muda porque com nenhuma comunica,
porque cortou-se a sintaxe desse rio,
o fio de água por que ele discorria.
***
O curso de um rio, seu discurso-rio,
chega raramente a se reatar de vez;
um rio precisa de muito fio de água
para refazer o fio antigo que o fez.
Salvo a grandiloqüência de uma cheia
lhe impondo interina outra linguagem,
um rio precisa de muita água em fios
para que todos os poços se enfrasem:
se reatando, de um para outro poço,
em frases curtas, então frase e frase,
até a sentença-rio do discurso único
em que se tem voz a seca ele combate.
onde o mesmo faz uma comparação entre o rio x poço x palavra x frase.Destacamos a expressão enfreassem.Em seguida fizemos o estudo em dupla do texto A Organização da frase ,( Fonte: INFANTE, Ulisses. textos: Leitura e Escrita: Literatura, Língua e Redação, volume 3 SP: Scipione, 2000, p 56,57 e 58) com inferências e opiniões.
Para exercitar o conhecimento usamos a atividade 7 da página 59 , em grupos de 5 participantes, o Comando da Atividade foi: cada grupo fará a reescrita do texto " O aluno Ideal" na tentativa de orientar os professores para a revisão textual produzidas pelos alunos,que não se constitui apenas de mera correção gramatical e ortográfica a que estamos habituados a fazer.
Após a realização da atividade a mesma foi socializada
Eis o exemplo das produções criadas:
O Aluno Ideal
Os professores parecem achar ideal a criança facilmente controlável. Pesquisas semelhantes, realizadas em hospitais psiquiátricos mostram resultados parecidos, onde os bons pacientes passam tranquilamente a cada plantão.
Os avanços dos estudos psicológicos invadem as salas e fazem os professores aceitar melhor as mudanças de ordem puramente intelectual do que as comportamentais.
Os professores nem sempre declaram sua opinião sobre o comportamento diferente ou agressivo de seus alunos e continuam considerando-os uma espécie de abacaxi.( Marleide Ferraz, Érika Simonne, Irris Oliveira e Fábia Araújo)
O aluno ideal
Sintetizando os dados, os professores acham ideal a criança controlável.
Pesquisas parecidas, realizadas em hospitais psiquiátricos demonstraram resultados semelhantes.
Estudos psicológicos ajudam professores a entender mudanças intelecto comportamentais.
Professores evidenciaram agressividade nos alunos comparando-os a um abacaxi, difícil de descascar.( Aledissandro Assunção, Luciano Machado, Eronita Cavalcanti, Vera Lúcia Barros)
Demos uma paradinha para o lanche. Reiniciamos o encontro coma leitura deleite " Ponta da Língua."
Passamos para o estudo da Unidade 8 Linguagem figurada, a qual foi exposta através de slides. Para exercitar, sugerimos a criação de um texto utilizando um gênero adequado, usando uma das figuras de linguagem destacando para a metáfora. Após a construção, os mesmos foram socializados, foi um momento muito agradável de percepção da boa construção textual desenvolvida pelos cursistas.
Maria Gomes e Gilvania
Iria e Fábia Leila e Artine
Vera Lúcia e Aledissandro
Em seguida passamos para a avaliação do encontro e avisos pertinentes para o momento.
Encerramos o encontro com a música Alegria, alegria.
Para avaliar o encontro solicitamos:1. Com o encontro de hoje estou me sentindo assim...( desenho de si mesmo)2. Por que:
Aí estão algumas avaliações:
• Porque acredito no Gestar;
• Porque estou aprendendo um pouco mais e isso tudo está sendo muito válido para minha profissão;
• Porque é bom trabalhar em equipe dando opiniões, trocando ideias e compartilhando nossos conhecimentos;
• Porque é uma oportunidade de renovar as ideias e reciclar a prática pedagógica através das sugestões apresentadas;
• Porque percebi ações novas;
• Porque cada dia que passa , este Gestar , nos dá suporte dinâmico que vão aumentando nossa capacidade de dar aulas. Parabéns!
• Porque me sinto mais leve e solta, pelo acúmulo de experiências e sugestões;
• Porque percebo que nem sempre a prática pedagógica que uso é a mais correta;
• Porque tô me sentindo iluminada, pelas ideias de atividades apresentadas;
• Porque estou mais leve, mais tranquila, mais segura perante meus alunos. As atividades realizadas foram maravilhosas.
• Depoimento:" Estava bastante apreensiva, preocupada e nervosa por não ser da área de letras. Mas agora estou entendendo melhor e confiante na minha capacidade de melhorar as aulas de Língua Portuguesa, obrigada, Laise" - Gilvânia Interaminence.
Laise O. de Amorim- Formadora Estadual de PE
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