quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Relatório do 6º Encontro do Programa Gestar II em Limoeiro PE
Tivemos no último dia 26 de setembro mais um encontro significativo do Programa Gestar II .Iniciamos o encontro dando as boas vindas através de uma música chamada Andanças depois alguns cursistas fizeram considerações sobre a parte da música que mais gostaram e que relação existe com o momento que vivem agora.
Em seguida recolhemos os Relatórios dos Avançando na Prática e também algumas atividades realizadas pelos alunos. Houve um momento para socialização das atividades realizadas pelos professores com suas turmas, que sempre demonstram progresso na aprendizagem além de estimular a oralidade, a escrita e a compreensão.
Iniciamos o estudo do TP 1- que trata da Linguagem e Cultura.Trabalhamos a Unidade 2 e para desperta-los para o conteúdo utilizamos um texto com diferentes formas de regionalidade, com mais evidência para o carioca, baiano, nordestino, gaúcho,mineiro e paulista. Em seguida fizemos a explanação oral,( utilizando slides ) da Seção 1 : Variantes Linguísticas : desfazendo equívocos; A Seção 2 : O Texto Literário foi estudado em grupo das páginas 67 a 73 com realização da atividade 11 e discussões para os textos apresentados na seção. A Seção 3 trata da Modalidade da Língua foi também trabalhada através de slides e inferências dos presentes.
Em seguida houve um intervalo para o lanche
Após a lanche solicitamos a realização de uma atividade seguindo o comando:
- Produzir textos orais numa situação sociocomunicativa ocorrida numa farmácia.
- Os gêneros utilizados serão: Entrevista, Publicidade, Locução esportiva e Causo ( humorístico)
- Socialização das construções ( após o almoço)
Intervalo para o Almoço
Retornamos as atividades às 13h e 30 min., fizemos a apresentação do slide “ Só Nordestinos” para deleite de todos. Em seguida cada grupo apresentou a produção realizada as quais foram bastante criativas, atraentes as quais foram gravadas em vídeo.
Prosseguimos o encontro com uma retomada das Orientações do projeto de intervenção.
Demos alguns informes e avisos, solicitamos a avaliação do encontro através só dos Pontos Positivos , os quais foram: As exposições, os trabalhos realizados em equipe, o texto deleite, o assunto estudado, as atividades do TP
Encerramos o encontro com uma oração
Podemos considerar o encontro bastante favorável, pois crescemos em conhecimento. As discussões permitem um aprendizado ímpar. Os cursistas necessitam se empenhar um pouco mais na realização das atividades à distância, uma vez que não estão atendendo os critérios que o curso oferece. Alguns cursitas não estão conseguindo postar os relatórios no blog, o que nos deixa muito preocupada.
Por Laise Amorim- Formadora Estadual de PE
terça-feira, 13 de outubro de 2009
5º Encontro de Formação do Gestar II em Limoeiro PE
O 5º Encontro do Gestar II, foi realizado no dia 19 de setembro do ano em curso, na Escola Polo Pe. Nicolau Pimentel.
Demos as boas vindas aos cursistas através do vídeo "Tome uma Atitude", o qual foi comentado pelos curistas traçando um paralelo entre o que foi mostrado no vídeo e suas dificuldades na execução das atividades do Gestar II em relação a si mesmo e também em relação aos alunos. Mas também demonstraram esperança na conclusão das atividades e a satisfação no desenvolvimento da aprendizagem.
Em seguida, foi realizado um momento de socialização das atividades trabalhadas com os alunos, os quais sentem muito prazer em executá-las. Os professores-cursitas demonstraram muita satisfação com o curso e mais ainda por perceber a elevação de uma aprendizagem significativa e da auto-estima dos alunos e de si mesmo.
Trabalhamos no encontro anterior parte do TP 5 , com mais exatidão a Unidade 18, porém sentimos a necessidade e percebemos importância de trabalharmos a Unidade 19 ( que seria à distancia), que trata da Coesão textual. Para vivenciarmos a Unidade 19, dividimos a turma em 4 grupos e cada grupo ficou com um texto que não apresentava elos coesivos. a saber : A pesca, O show ( Paginas 128 e 129 do TP 5), Como se conjuga um milionário e Circuito Fechado. O comando foi o seguinte: Ler o texto; Observar a ausência dos elementos coesivos; Construir novo texto usando os elementos coesivos; Socializar a construção do texto.
Ainda realizamos um estudo em grupo, da Seção 2, das páginas 135 a 140 - que trata dos elos coesivos, coesão referencial, coesão textual, referência endofórica e exofórica para garantir uma melhor compreensão e discernimento.
Em seguida passamos a estudar a Unidade 20 – Relações lógicas no Texto utilizando slides, e para fixar o tema realizamos a atividade 11 da página 203. Após o estudo foi distribuído com os professores-cursitas o texto Comunicação de Luís Fernando Veríssimo, com a ausência da última parte com o propósito de fazê-los descobri de qual objeto se tratava no texto( poucos cursistas conheciam o texto).Em seguida, a turma foi dividida em grupos, cada grupo escreveu o final da história. Depois da socialização cada grupo criou uma história, partilhou com os demais permitindo que os mesmos adivinhassem de que objeto se tratava.
A ausência de notícias dos cursistas através da publicação no blog, a não resposta dos e-mail enviados como também algumas ligações telefônicas realizadas e não atendidas, nos intrigava e nos constrangia por demais, e no intuito de entender essa situação desconfortável decidimos investigar através de uma atitude reflexiva sobre o Gestar II solicitamos que cada cursista fizesse :sua auto-avaliação, avaliação do Programa e avaliação da formadora. Eis um resumo das respostas:
1. Auto-avaliação
• Necessito de mais tempo para estudar os TP’s
• Tenho me esforçado para estudar e repassar as atividades com os alunos;
• Tenho procurado cumprir o meu papel enquanto professor-cursista com muito esforço;
• Preciso melhorar, estou em falta com atividades com os alunos e postagem no blog
• To aflita, por não conseguir dar conta de todas atividades que tenho, principalmente em relação ao Gestar II
• Estou me sentindo mais preparada para transmitir algo de bom e novo para meus alunos. Tô obtendo bons resultados;
• Estou sem tempo para estudar com mais afinco os TP’s;
• Preciso me dedicar mais, estou fazendo o possível para atingir os objetivos propostos, mas há muitos empecilhos.
• A falta de internet e de tempo tem deixado a minha formação do Gestar II muito a desejar.
• Deveria me dedicar mais, pois ando acumulando tarefas;
• Acredito que posso fazer melhor do que tenho feito. Se eu tivesse compreendido as tarefas desde o início, eu poderia ter trabalhado melhor.
• Minha dificuldade é com a reprodução do material para todos.
• Sei que estou em falta com as publicações, mas vou conseguir faze-las , pois gosto muito das atividades.
2. Avaliação do Programa e/ou as Atividades do Gestar II
• O Gestar II chegou em boa hora pra nos ajudar com os aulas bem diferentes;
• É um material fantástico, que pode ser vivenciado em qualquer série;
• É um apoio de grande valor para melhorar as minhas aulas;
• O material é rico, proporciona prazer aos nos debruçarmos nele. Deveria ter os AAA’s para cada aluno, a escola nem sempre tem condições de fornecer cópias para todos os alunos.
• O programa é excelente, inovador, motivador.
• O programa é de grande valia para nós professores e consequentemente para nossos alunos. Pena que é um tempo muito corrido.
• É um programa rico, cheio de suporte, oportunidade impar para quem dele souber tirar proveito;
• Interessante, dinâmico, diferente;
• O Programa é muito bom, só preciso de tempo para estuda-lo com mais detalhes. Ele é muito bom, por isso deveria se estender para o Ensino Médio, deveria vir material impresso para os alunos, assim ficaria mais fácil trabalhar;
3. Avaliação da Formadora
• Repassa muito bem os conteúdos, tirando dúvidas e dando sugestões de como trabalhar em sala de aula;
• É uma pessoa dedicada, comprometida, super-atenciosa. Comprometida com o programa com nossa formação e com a aprendizagem dos alunos;
• Segura em suas ações , no conteúdo, dinâmica. Não poderia ser melhor.
• Excelente! Todas as características necessárias para trabalhar com as pessoas;
• Tem uma metodologia boa e uma postura adequada ao curso.
• Tenho percebido a preocupação e o empenho da formadora que pacientemente tem nos atendido, fator esse que me tem mantido no programa apesar das dificuldades.
• Responsável, prestativa;
• É dedicada, focada no que faz e isso ajuda no trabalho e fortalece cada vez mais a nossa aprendizagem;
• Nossa formadora é bem centrada e objetiva, sabe cobrar na hora certa sem perder a delicadeza, escuta com atenção nossas opiniões e nos dá sugestões bem aproveitáveis;
• Uma amiga, que está me auxiliando diretamente fazendo com que eu desenvolva bem as atividades do Programa que tanto está ajudando na aprendizagem dos meus alunos e minha também. Uma pessoa cheia de vontade de ver a educação continuar crescendo.
• A formadora foi e é maravilhosa, muito compreensiva, nos passa tudo com clareza, onde tenho certeza que ninguém sai com dúvidas;
Após a reflexão escrita houve o intervalo para o almoço.
Iniciamos as atividades da tarde com a leitura deleite do texto: Turma da Apáticos. Em seguida principiamos uma discussão sobre a Pedagogia de projetos, seguindo as questões sugeridas:
• O que entendem por pedagogia de projetos?
• O que é projeto e para que serve ?
• Etapas de um projeto
Após a socialização das idéias, consultamos o Guia Geral, página 51 para conhecimento e orientações de um Projeto de Intervenção a ser desenvolvido na escola. A turma foi dividida em grupo, por escola , para discussão da Temática e da Problemática que irão implementar o projeto de intervenção na escola. Após 30 minutos, demos alguns avisos e informações.
Como avaliação do dia solicitamos o indicativo dos Pontos Negativos do encontro, podemos citar:
• Atraso doa colegas
• Conversas paralelas
• O café da tarde, precisa ser quente
• Ausência de um calendário para os encontros
• Ausência de alguns cursitas.
Consideramos o encontro bastante favorável as expectativas, percebemos que é sempre bom revistar temas e conteúdos como foi o da coesão.
Ficamos satisfeita com a avaliação dos curistas de Si mesmo, do Programa e da Formadora, uma vez que nos inquietava a impassibilidade dos mesmos, esperamos que após essa avaliação tudo possa melhorar.
Por Laise Amorim Formadora de PE
Demos as boas vindas aos cursistas através do vídeo "Tome uma Atitude", o qual foi comentado pelos curistas traçando um paralelo entre o que foi mostrado no vídeo e suas dificuldades na execução das atividades do Gestar II em relação a si mesmo e também em relação aos alunos. Mas também demonstraram esperança na conclusão das atividades e a satisfação no desenvolvimento da aprendizagem.
Em seguida, foi realizado um momento de socialização das atividades trabalhadas com os alunos, os quais sentem muito prazer em executá-las. Os professores-cursitas demonstraram muita satisfação com o curso e mais ainda por perceber a elevação de uma aprendizagem significativa e da auto-estima dos alunos e de si mesmo.
Trabalhamos no encontro anterior parte do TP 5 , com mais exatidão a Unidade 18, porém sentimos a necessidade e percebemos importância de trabalharmos a Unidade 19 ( que seria à distancia), que trata da Coesão textual. Para vivenciarmos a Unidade 19, dividimos a turma em 4 grupos e cada grupo ficou com um texto que não apresentava elos coesivos. a saber : A pesca, O show ( Paginas 128 e 129 do TP 5), Como se conjuga um milionário e Circuito Fechado. O comando foi o seguinte: Ler o texto; Observar a ausência dos elementos coesivos; Construir novo texto usando os elementos coesivos; Socializar a construção do texto.
Ainda realizamos um estudo em grupo, da Seção 2, das páginas 135 a 140 - que trata dos elos coesivos, coesão referencial, coesão textual, referência endofórica e exofórica para garantir uma melhor compreensão e discernimento.
Em seguida passamos a estudar a Unidade 20 – Relações lógicas no Texto utilizando slides, e para fixar o tema realizamos a atividade 11 da página 203. Após o estudo foi distribuído com os professores-cursitas o texto Comunicação de Luís Fernando Veríssimo, com a ausência da última parte com o propósito de fazê-los descobri de qual objeto se tratava no texto( poucos cursistas conheciam o texto).Em seguida, a turma foi dividida em grupos, cada grupo escreveu o final da história. Depois da socialização cada grupo criou uma história, partilhou com os demais permitindo que os mesmos adivinhassem de que objeto se tratava.
A ausência de notícias dos cursistas através da publicação no blog, a não resposta dos e-mail enviados como também algumas ligações telefônicas realizadas e não atendidas, nos intrigava e nos constrangia por demais, e no intuito de entender essa situação desconfortável decidimos investigar através de uma atitude reflexiva sobre o Gestar II solicitamos que cada cursista fizesse :sua auto-avaliação, avaliação do Programa e avaliação da formadora. Eis um resumo das respostas:
1. Auto-avaliação
• Necessito de mais tempo para estudar os TP’s
• Tenho me esforçado para estudar e repassar as atividades com os alunos;
• Tenho procurado cumprir o meu papel enquanto professor-cursista com muito esforço;
• Preciso melhorar, estou em falta com atividades com os alunos e postagem no blog
• To aflita, por não conseguir dar conta de todas atividades que tenho, principalmente em relação ao Gestar II
• Estou me sentindo mais preparada para transmitir algo de bom e novo para meus alunos. Tô obtendo bons resultados;
• Estou sem tempo para estudar com mais afinco os TP’s;
• Preciso me dedicar mais, estou fazendo o possível para atingir os objetivos propostos, mas há muitos empecilhos.
• A falta de internet e de tempo tem deixado a minha formação do Gestar II muito a desejar.
• Deveria me dedicar mais, pois ando acumulando tarefas;
• Acredito que posso fazer melhor do que tenho feito. Se eu tivesse compreendido as tarefas desde o início, eu poderia ter trabalhado melhor.
• Minha dificuldade é com a reprodução do material para todos.
• Sei que estou em falta com as publicações, mas vou conseguir faze-las , pois gosto muito das atividades.
2. Avaliação do Programa e/ou as Atividades do Gestar II
• O Gestar II chegou em boa hora pra nos ajudar com os aulas bem diferentes;
• É um material fantástico, que pode ser vivenciado em qualquer série;
• É um apoio de grande valor para melhorar as minhas aulas;
• O material é rico, proporciona prazer aos nos debruçarmos nele. Deveria ter os AAA’s para cada aluno, a escola nem sempre tem condições de fornecer cópias para todos os alunos.
• O programa é excelente, inovador, motivador.
• O programa é de grande valia para nós professores e consequentemente para nossos alunos. Pena que é um tempo muito corrido.
• É um programa rico, cheio de suporte, oportunidade impar para quem dele souber tirar proveito;
• Interessante, dinâmico, diferente;
• O Programa é muito bom, só preciso de tempo para estuda-lo com mais detalhes. Ele é muito bom, por isso deveria se estender para o Ensino Médio, deveria vir material impresso para os alunos, assim ficaria mais fácil trabalhar;
3. Avaliação da Formadora
• Repassa muito bem os conteúdos, tirando dúvidas e dando sugestões de como trabalhar em sala de aula;
• É uma pessoa dedicada, comprometida, super-atenciosa. Comprometida com o programa com nossa formação e com a aprendizagem dos alunos;
• Segura em suas ações , no conteúdo, dinâmica. Não poderia ser melhor.
• Excelente! Todas as características necessárias para trabalhar com as pessoas;
• Tem uma metodologia boa e uma postura adequada ao curso.
• Tenho percebido a preocupação e o empenho da formadora que pacientemente tem nos atendido, fator esse que me tem mantido no programa apesar das dificuldades.
• Responsável, prestativa;
• É dedicada, focada no que faz e isso ajuda no trabalho e fortalece cada vez mais a nossa aprendizagem;
• Nossa formadora é bem centrada e objetiva, sabe cobrar na hora certa sem perder a delicadeza, escuta com atenção nossas opiniões e nos dá sugestões bem aproveitáveis;
• Uma amiga, que está me auxiliando diretamente fazendo com que eu desenvolva bem as atividades do Programa que tanto está ajudando na aprendizagem dos meus alunos e minha também. Uma pessoa cheia de vontade de ver a educação continuar crescendo.
• A formadora foi e é maravilhosa, muito compreensiva, nos passa tudo com clareza, onde tenho certeza que ninguém sai com dúvidas;
Após a reflexão escrita houve o intervalo para o almoço.
Iniciamos as atividades da tarde com a leitura deleite do texto: Turma da Apáticos. Em seguida principiamos uma discussão sobre a Pedagogia de projetos, seguindo as questões sugeridas:
• O que entendem por pedagogia de projetos?
• O que é projeto e para que serve ?
• Etapas de um projeto
Após a socialização das idéias, consultamos o Guia Geral, página 51 para conhecimento e orientações de um Projeto de Intervenção a ser desenvolvido na escola. A turma foi dividida em grupo, por escola , para discussão da Temática e da Problemática que irão implementar o projeto de intervenção na escola. Após 30 minutos, demos alguns avisos e informações.
Como avaliação do dia solicitamos o indicativo dos Pontos Negativos do encontro, podemos citar:
• Atraso doa colegas
• Conversas paralelas
• O café da tarde, precisa ser quente
• Ausência de um calendário para os encontros
• Ausência de alguns cursitas.
Consideramos o encontro bastante favorável as expectativas, percebemos que é sempre bom revistar temas e conteúdos como foi o da coesão.
Ficamos satisfeita com a avaliação dos curistas de Si mesmo, do Programa e da Formadora, uma vez que nos inquietava a impassibilidade dos mesmos, esperamos que após essa avaliação tudo possa melhorar.
Por Laise Amorim Formadora de PE
Assinar:
Postagens (Atom)