terça-feira, 8 de setembro de 2009

E continua o trabalho...

Continua o quebra cabeça

Quebrando a cabeça

Qubrando a cabeça

Atividade da seção 3, páginas 186 a 189


Continuam estudando

Momento de estudo do TP

4ª Formação Presencial do Programa Gestar II

O 4º Encontro da Formação do Programa Gestar II foi realizado na escola Pe. Nicolau Pimentel no dia 28 de agosto doa no em curso, das 8 às 12 h e das 13h e 30 min. Às 16h e 30 min.
Iniciamos o encontro dando boas vindas através de uma música reflexiva. Em seguida passamos a continuação do TP 4 Unidade 16, através da pergunta: “ Na visão de vocês, escrever é um dom?” Após as considerações de alguns ( há ainda quem acredite que escrever é um dom...) passamos à leitura-comentada-reflexiva do conteúdo das páginas 164,165,167 e 169.
O texto “ Da arte de escrever e de lavar roupas” foi lido e apreciado por todos, deixando claro que a escrita é o processo de escrever,reescrever,que exige dedicação, persistência. Continuando, fizemos a exibição dos slides – Uma conversa sobre a produção escrita na escola, professora Cátia Martins. Explicando e recebendo inferências do grupo. Em seguida, os professores-cursistas foram divididos em grupos para o estudo da seção 3 , páginas 186 a 189. Cada grupo fez a socialização da atividade construída. Encerramos a parte da manhã, seguimos para ao almoço.

Retornamos às 13 h e 30 min.

Momento da Leitura deleite
Iniciamos o estudo do TP 5, Unidade 18 Coerência Textual .
Alguns professores-cursistas demonstraram sua opinião em relação ao que pensam de um modo geral sobre o que vem ser a coerência. Foi um tema bastante discutido com momentos de muita participação ativa.
Em seguida, solicitamos a divisão da turma em grupos para montar um quebra-cabeça, seguindo as pistas sugeridas. Com a montagem construiu-se um texto, uma pessoa do grupo fez a leitura do mesmo para ser comparado ao original. Foi um momento rico na confirmação da construção do conhecimento em relação ao tema em apreço.
Em seguida exibimos os slides do TP 5 – Slaides da Professora Tamar do 35 ao 64 .Os
professores-cursistas também foram bastante participativos expressando suas experiências na sala de aula, como também das concepções construídas ao longo do tempo.
Não foi possível encerrar o TP 5 , pois as discussões tomaram muito tempo, iremos retoma-lo no próximo encontro.
Fizemos alguns informes e avisos
Realizamos a avaliação do dia.
Demos por encerrado o encontro.
Por Laise Amorim – formadora estadual de PE

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Agora é sua vez, Minéias.

Continua a socialização

Socializando os trabalhos

Momentos de Socialização

São estudiosos!

Trabalho em Grupo

Continuam estudando

Momentos de Estudo

Socialização de experiências na Escola

3º Encontro do Gestar II

3º Encontro da Formação do Gestar II

O terceiro encontro da Formação do Gestar II foi realizado no dia 20 de agosto na Escola Pe. Nicolau Pimentel aqui em Limoeiro. Iniciamos o encontro dando as boas vindas com um abraço fraterno, em seguida fizemos uma técnica intitulada “Dinâmica dos Problemas”.
Após a dinâmica os cursitas socializaram as experiências das atividades realizadas na escola. Foi um momento agradável, todos queriam fazer seus relatos. Eis algumas elas:
“ As atividades são bastantes motivadoras, os alunos compreenderam com facilidade,muitos felizes, e eu também.” disse a professora Selma Vasconcelos.
“ Esta semana não usei o livro didático, só os livros do Gestar. Se a Escola não tiver nada contra só usarei os livros do Gestar II. Trabalhamos só as atividades dos AAAs, que são muito bem elaboradas e motivadoras.” relatou a professora Eronita Cavalcanti.
“ Eu estava trabalhando o Gênero Cordel, antes de iniciar a formação do Gestar II num projeto que temos na escola. Quando fui analisar o TP 3 percebi a riqueza do material e as sugestões bastante atrativas, o que nos fez retomar ao assunto. Nossos alunos conseguiram absorver com mais propriedade o Gênero Cordel .” falou a professora Marleide Ferraz. E assim ... muitos outros se colocaram.
Em seguida fizemos uma revisão do assunto já estudado Gênero textual através de slides específicos e a realização de comentários. Houve um intervalo para o lanche. Continuamos o encontro dando início ao TP 4- Leitura e Processo de Escrita I, iniciamos lendo alguns memoriais já publicados no blog de alguns cursistas para percebermos a diferença entre eles na construção da escrita . Realizado alguns comentários dessas construções, interrogamos: “ Como vocês trabalham em sala de aula o processo de leitura e escrita?” Muitos professores relataram as dificuldades encontradas quando se trata do exercício da leitura pelos alunos, pois os mesmos negam-se constantemente, pois o habito da leitura não foi construída ao longo de sua vida escolar.Dificuldade maior é trabalhar a escrita, pois se não tem o habito da leitura... mais dificuldades eles possuem em produzir textos com qualidade.
Após os depoimentos fizemos uma leitura comentada das páginas 82,83 e 84 do TP 4 e paramos para o almoço.
Às 13h e 30 min. Iniciamos as atividades com uma leitura deleite. Dividimos a turma em grupos. Cada grupo recebeu um envelope com diferentes gêneros textuais os quais eram lidos por todos do grupo, depois foi escolhido um texto para partilhar com todos colegas.Após a leitura perguntamos: “ O que vocês perceberam de diferente na leitura desses textos?” Eis as respostas: “ Não se pode ler uma piada como se estivesse lendo um anúncio fúnebre.” “ “ A pontuação e a entonação são essenciais para melhor compreensão da leitura." " O texto ganha vida com a entonação.”
Apresentamos os slides - A Construção da Leitura e Escrita , da professora Cátia Martins oferecendo e recebendo contribuições...
Os cursitas foram convidados a construir um seqüência didática baseada no Avançando na Prática da página 80 , tendo como texto básico das páginas 76 e 77.A atividade será : Oficina de Produção Textual . Público alvo : estudantes do ensino fundamental . As sugestões para criação de gêneros: artigo de jornal, texto publicitário, crônica e cordel, com a proposta de abordar um problema ambiental da cidade ou do bairro. Após a realização da atividade seguiu-se as apresentações.
Em seguida demos alguns avisos, aplicamos a avaliação do encontro e encerramos o mesmo.
Formadora Laise Amorim