quarta-feira, 23 de junho de 2010

Visita a Escola Antônio Inácio Feira Nova PE

Realizamos a visita a Escola Antônio Inácio em Feira Nova PE no dia 13 de abril. A diretora da Escola professora Geracina Santos nos conduziu as turmas onde o Gestar II estava (está) sendo vivenciado. As turmas são: 4ª Fase( EJA) e 6ª série. A turma da 4ª fase pouco conhecia do Programa Gestar II, todavia tem realizado as atividades que são aplicadas pela professora.
Maria José de Assis Silva é aluna da 4ª fase , (que já faz algum tempo não estuda ) nos disse que " gosta muito das atividades porque compreende melhor o que vai fazer"
Janaina nos disse que aprendeu direitinho a produzir o  gênero Cordel.
Andrea falou que as atividades são importantes porque desperta o pensamento, outras é de  fácil entendimento.

 As atividades do projeto que estão sendo vivenciadas é a conceituação e contrução de poesias com rimas.

Indo à sala da 6ª série, conversamos com a professora Rosânia que nos falou que agora em 2010 está aplicando as atividades do Gestar II nessa nova turma( 6ª série)


A professora Rosânia sente dificuldades com a turma por causa da indisciplina sempre presente.Os alunos possuem muita dificuldade em compreender os textos e a necessidade de expressar opiniões.Em relação ao projeto está trabalhando  as gírias antigas (pesquisa) e atuias e seu significado. Usando também a dramatização para textos com são dialogados.A reforma física pela qual a escola passou atrapalhou o desenvolvimento com mais eficacia do Gestar II
Conversando com a Educadorad e Apoio Severina Vicente ela nos disse que tem conhecimento da execução do Gestar II na Escola através das conversas permanente com os professores. Avalia o Gestar II como um programa de muito importância para vida do professor, pois enriquece sua prática pedagógica.É uma oportunidade de inovar a ação da docencia.É pertimente mais ainda a ação dos formadores em acompanhar os cursitas em suas atividades, pois considera que " tudo que é acompanhado funcviona melhor e o Gestar II tem essa dinânica."
Severina Vicente também nos disse que percebe bons resultados nas turmas onde o gestar II foi aplicado, pois o desempenho na leitura e escrita elevou-se, a prática do professor contribuio para isso.Tem apoiado a execução do Projeto de intervenção assintindo às aulas dos professores, atendendo as necessidades que por ventura venham aparecendo. É feito tudo que é possível.
Quanto a diretora Geracina Santos, sabe que há 2 professoras participando do Gestar II, considera o Gestar II como um programa que inova a prática pedagógica e eleva a aprendizagem que é possível perceber nas turmas onde o mesmo é aplicado.Não tomou conhecimento do Projeto de Intervenção que está sendo desenvolvido, mas dará oportunidade para as professoras apresentarem à comunidade escolar na próxima reunião pedagógica.
 
Laise Oliveira de Amorim- Formadora Estadual de PE 

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Visita a Escola Manuel Gonçalves de Lima Cumaru PE

Visitamos a Escola Mnauel Gonçalves de Lima em Cumaru no dia 12 de abril. Fomos recebida pelo diretor da Escola Prof. Valcílio Bento que nos conduziu a turma da 8ª série A , onde está sendo aplicada as atividades do Programa Gestar II pelo professor José Edson Moura.
Conversamos com os estudantes, afirmaram que conhecem o Gestar II,através do professor Edinho ( carinhosamente tratado), que deixa atividades na turma para ser aplicada por que ele vai à Limoeiro, participar de um curso e esse curso é pra aprimorar os professores de Língua Portuguesa e Matemática também.
Quando lhes perguntei "O que estão achando do Gestar II" Eles responderam:
Para Lucas "as atividades do Gestar II conseguiu me fazer superar as dificuldades na compreensão e produção textual, além disso há uma maior integração entre aluno e professor."






Segundo Lays " o gestar II desperta talentos, contribui para formação da oralidade.
Para Amanda" as atividades são de mais intensidade pedagógica, que aponta para o caminho correto na aprendizagem."
E Yasmim disse que brincando também se aprende."

As atividades que estão sendo vivenciadas do Projeto " Estudando com os gêneros" levou os alunos a participarem de peça de teatro, fantoches e produção de rótulos...

 

Quanto ao professor José Edson , ele nos disse que já vivenciou a 1ª ação do projeto que trata de conceituar gêneros e tipos textuais através de aulas expositivas. Também já passou a vivenciar a 2ª ação que tem como objetivo de conhcer e caracterizar os gêneros textuaius diversos e suas respectivas funções sociocomunicativa. Possui dificuldades na impressão do material didático, como também percebe que a base do ensino fundamental seríes iniciais não foi bem construída. Lamenta que os pais não acompanham com frequencia a aprendizagem dos filhos.

 
Professor José Edson e eu

Não foi possível conversar com a Educadora de Apoio porque a mesma está em gozo de licença prêmio.
O diretor da Escola professor Valcílio Bento tem conhecimento do número de professores participantes são 2 de língua portuguesa e 2 de matemática. A Escola tem feito o possível para acompanhar  a execução do Programa preparando  o material didático apoiando o professor no que ele precisar.
Avalia o Gestar II como uma ótima oportunidadede aprofundamento, em especial para àquele que está fora de área. Não percebeu claramente mudanças na aprendizagem porque não tem acompanhando de mais perto as atividades com  os alunos.Tem conhecimento do Projeto de Interveção pois percebe o empenho e a movimentação dos professores para sua execução.

 
Professor Valcílio e eu

Laise Oliveira de Amoirm Formadora Estadual de PE





Visitas as Escolas

Escola Nossa Senhora Auxiliadora – João Alfredo - PE


No dia 07 de abril, visitamos a Escola Nossa Senhora Auxiliadora, fui recebida pela técnica pedagógica educacional Maria das Graças. Em seguida a mesma nos conduziu a turma da 6ª série A para conversarmos com os estudantes, perguntei se eles conheciam o Programa Gestar II, eles disseram que “não, mas tinham feito algumas atividades diferentes, que não são do livro de Português do uso diário, então achavam que era desse estudo que a professora Ana Lúcia participa”.
clip_image002
clip_image004
O estudante Mateus disse que
“ as atividades são legais, são diferentes que dão prazer em fazer.”
clip_image006




Alayne nos contou que foi muito bom fazer sua própria biografia, fica uma coisa registrada, só nossa.”
clip_image008
Thays, disse que “é bom falar um pouco da gente mesmo, e as atividades dão chance para isso.”
clip_image010
O Projeto de Intervenção Pedagógica voltado para o Gestar II chama-se “ Copa: um marco de emoção”, a professora Ana Lúcia entendeu que era possível trabalhar esse título por causa da Copa do Mundo a realizar-se em junho/2010, seu propósito foi despertar nos estudantes o interesse pela construção de poesias, gênero textual que os mesmos possuem dificuldades. A professora tem trabalhado atualmente as diferenças que existem entre soneto, rimas, músicas...
Nos solicitou um modelo de Projeto para que pudesse segui-lo em etapas, facilitando seu trabalho, uma vez que leciona na rede publica com 2 contratos e não disponibiliza de muito tempo.A mesma tem realizado atividades dos AAA e Avançando na Prática que estavam atrasadas , todavia não tem postado no blog.
Não foi possível conversar com o Diretor e com a Educadora de Apoio , pois ambos estavam ausentes da escola.
Laise O. de Amorim- Formadoras Estadual de PE













Escola Jarina Maia- João Alfredo PE


Visitei a Escola Jarina Maia, no dia 08 de abril, a turma visitada foi a 8ª A, turma que a professora Carmem Lúcia já tinha trabalhado o Gestar II em 2009 quando a mesma era 7ª série.Fomos conduzida pelo Assistente Educacional José Barbosa a referida turma, lá encontramos um grupo de alunos fazendo apresentação do Gênero Textual Reportagem, percebemos que os mesmos conseguiram entender o conteúdo com clareza e também repassar com segurança aos colegas de classe.
clip_image012
Em seguida apresentou-se outro grupo com o Gênero Poesia, que também apresentaram com certa timidez, mas com conhecimento do assunto.
clip_image014
Em seguida conversamos com alguns alunos sobre o Gestar II,perguntamos aos mesmos: O que acham do Gestar II ? observem as respostas:







Helton disse: “ as atividades são boas, porque agente
pode aprofundar nosso estudo, além disso
promove a leitura, aprende a falar melhor.”
clip_image016

Para Rodrigo “é um incentivo ao estudo, a escrita, a linguagem oral”

clip_image018

Segundo Daniella e confirmado por Alexsandra “o Gestar II faz agente pesquisar mais, deveria ter mais atividades de pesquisa e atividades em grupo, porque melhora a aprendizagem.”

clip_image020 clip_image022






O Projeto de Intervenção denomina-se Enriquecimento da Leitura é desenvolvido pelos professores Carmem Lúcia e Artine José os mesmos perceberam dificuldades nos estudantes em conhecer e reconhecer os diversos gêneros textuais e retirar deles as informações explicitas e implícitas como também sua funcionalidade.
clip_image024 clip_image026
clip_image028 clip_image030
Encontram-se na fase de execução da 1ª e 2ª ação do Projeto que são: Pesquisa de textos com o objetivo de ler diversos tipos textuais e como segunda ação realizar aula expositiva analisando cada gênero apresentado.
Os professores demonstraram que necessitam de uma pouco mais de apoio por parte da equipe gestora para elevação de autoestima de ambos. Consideram que tem pouco tempo para dedicação ao Projeto devido ao excesso de conteúdos que a SE coloca a cada bimestre para ser trabalhado.
clip_image032 clip_image034
clip_image036 clip_image038
clip_image040
Conversando coma Educadora de Apoio Paula Regina , nos falou que tem conhecimento que dois professores participam da formação do Gestar II, que considera um ótimo investimento na educação, pois atualiza os professores, eleva a qualidade do ensino do modo geral, inclusiva em outras áreas do conhecimento.A Escola tem acompanhado o Programa através do apoio aos professores no que se refere ao material didático. As turmas onde houve aplicação das atividades do Gestar II tem se destacado, que é notado através das notas e pela desenvoltura dos estudantes. A escola tem conhecimento da vivência do Projeto de Intervenção diante daquilo que é solicitado pelos professores.
Não pudemos conversar com a Diretora porque a mesma encontra-se ausente.
Laise O. de Amorim – Formadora Estadual de PE

segunda-feira, 7 de junho de 2010

12º Encontro do Programa Gestar II - Escola Pe. Nicolau Pimentel Limoeiro PE

O 12º encontro do Gestar II foi realizado no dia 11 de março de 2010,demos as boas vindas aos cursitas através de uma mensagem em slides que inpiravam sensibilidade, motivação, paz, alegria, otimismo...
Em seguida , analisamos juntamente com os cursitas o Projeto de Intervenção por escola. Alguns demonstraram dúvidas em relação a objetivos específicos e metodologia, daí então fizemos uma reorientação em relação aos itens citados.

Continuando, exibimos o vídeo O saber e o sabor.O qual foi dividido em blocos, a saber:
Bloco Memórias
Bloco Aprender
Bloco Ensinar
Bloco Ser Professor
Bloco Futuro
Utilizamos a metodologia GV/GO ( Grupo de Verbalização / Grupo de Observação). Foi um momento riquissimo de aprendizagem , troca de experiências , sensibilização, análise de si mesmo em vários aspectos tanto profissional como pessoal.Após cada apresentação dos blocos ,os cursitas tiveram oportunidade de expor suas vivências em relação aos mesmos.Trouxe introspecção, análise, perspectivas... esperança... fé.
Após ouvir o depoimento de cada cursista, reiteramos as palavras expressas e valorizamos e parabenizamos cada cursita pela profissão que escolheram, pelo trabalhoque tem desenvolvido, pelo empenho e dedicação contribuíndo para o presente e um futuro melhor para todo cidadão.



Demos alguns avisos e encerramos o encontro com a avaliação.
Avaliação: Análise Reflexiva:
O que eu dou bis:
A matodologia GV/GO
A reorientação dos projetos
Ao vídeo O saber e o sabor
O que eu não dou bis
Conversas paralelas
Desatenção à fala do colega
Atraso dos colegas
Em seguida nos despedimos com a entrega do chocolante bis.

Laise O. de Amorim - Formadora Estadual de PE

11º Encontro do Programa Gestar II - Rede Estadual - na Escola Pe. Nicolau Pimentel em Limoeiro PE

O décimo primeiro encontro foi realizado no dia 25 de fevereiro de 2010, recebemos os cursitas dando as boas vindas através da dinâmica do pirulito, que teve como objetivo solicitar ajuda para desembrulhá-lo sem dobrar o braço que estava estendido e segurava o doce com a mão do mesmo braço e sem poder usar a outra mão para tal. Através da dinâmica, percebeu-se que para conseguir desembrulhá-lo era necessário a ajuda do outro, percebeu-se o exercício da ajuda mútua, solidariedade, apoio, união. Em seguida cada cursita expôs a sua situação em relação as séries e turmas que estão lecionando neste ano. Lamentamos muito alguns professores não terem acompanhado às turmas do ano anterior ,onde havia sendo aplicado as atividades do Gestar II  deixando assim o programa e a aprendizagem fregmentada.
Após a soliclização lembramos as atividades referentes aos Avançando na Prática (TP), como também as aulas dos AAAs que estão pendentes na vivência e na publicação do blog.
Para iniciar o Conteúdo específico do encontro promovemos uma tempestade de ideias sobre " Que entendiemnto temos sobre Projeto?" Os cursitas expuseram suas ideias e definimos num concenso que Projeto significa projetar, tendo a visão de futuro, àquilo que nos impulsiona para frente.Após essas considerações apresentamos em slides a metodologia de Projeto de Intervenção, de acordo com o que está posto na Guia Geral, página 51 do Programa Gestar II.Em seguida fizemos o levantamento da problemática e temática dos Projetos por escola. Alguns cursistas que tinham definidos, definiram no momento de discussão em grupo por escola, para definição em que aspecto o Projetro de Intervenção seria vivenciado, nesse momento fizemos o acompanhamento por grupo, orientando... sugerindo... tirando dúvidas.


                                      

 Em sequência demos alguns avisos, os quais podemos citar: 
  • Vivenciar os TPs 1,2 e 6
  • Vivenciar o Gestar II nas turmas atuais
  • Trazer no próximo encontro o Projeto de Intervenção já estruturado e impress
  • Iniciar a execução do Projeto.
Não havenda mais assuntos a apresentar o encontro foi encerrado.

Laise Oliveira de Amorim- Formadora Estadual de PE