Escola Nossa Senhora Auxiliadora – João Alfredo - PE
No dia 07 de abril, visitamos a Escola Nossa Senhora Auxiliadora, fui recebida pela técnica pedagógica educacional Maria das Graças. Em seguida a mesma nos conduziu a turma da 6ª série A para conversarmos com os estudantes, perguntei se eles conheciam o Programa Gestar II, eles disseram que “não, mas tinham feito algumas atividades diferentes, que não são do livro de Português do uso diário, então achavam que era desse estudo que a professora Ana Lúcia participa”.

O estudante
Mateus disse que
“ as atividades são legais, são diferentes que dão prazer em fazer.”
Alayne nos contou que foi muito bom fazer sua própria biografia, fica uma coisa registrada, só nossa.”
Thays, disse que “é bom falar um pouco da gente mesmo, e as atividades dão chance para isso.”

O Projeto de Intervenção Pedagógica voltado para o Gestar II chama-se
“ Copa: um marco de emoção”, a professora Ana Lúcia entendeu que era possível trabalhar esse título por causa da Copa do Mundo a realizar-se em junho/2010, seu propósito foi despertar nos estudantes o interesse pela construção de poesias, gênero textual que os mesmos possuem dificuldades. A professora tem trabalhado atualmente as diferenças que existem entre soneto, rimas, músicas...
Nos solicitou um modelo de Projeto para que pudesse segui-lo em etapas, facilitando seu trabalho, uma vez que leciona na rede publica com 2 contratos e não disponibiliza de muito tempo.A mesma tem realizado atividades dos AAA e Avançando na Prática que estavam atrasadas , todavia não tem postado no blog.
Não foi possível conversar com o Diretor e com a Educadora de Apoio , pois ambos estavam ausentes da escola.
Laise O. de Amorim- Formadoras Estadual de PE
Escola Jarina Maia- João Alfredo PE
Visitei a Escola Jarina Maia, no dia 08 de abril, a turma visitada foi a 8ª A, turma que a professora Carmem Lúcia já tinha trabalhado o Gestar II em 2009 quando a mesma era 7ª série.Fomos conduzida pelo
Assistente Educacional José Barbosa a referida turma, lá encontramos um grupo de alunos fazendo apresentação do Gênero Textual
Reportagem, percebemos que os mesmos conseguiram entender o conteúdo com clareza e também repassar com segurança aos colegas de classe.

Em seguida apresentou-se outro grupo com o Gênero
Poesia, que também apresentaram com certa timidez, mas com conhecimento do assunto.

Em seguida conversamos com alguns alunos sobre o Gestar II,perguntamos aos mesmos:
O que acham do Gestar II ? observem as respostas:
Helton disse: “
as atividades são boas, porque agente
pode aprofundar nosso estudo, além disso
promove a leitura, aprende a falar melhor.”
Para Rodrigo “é um incentivo ao estudo, a escrita, a linguagem oral”
Segundo Daniella e confirmado por Alexsandra “o Gestar II faz agente pesquisar mais, deveria ter mais atividades de pesquisa e atividades em grupo, porque melhora a aprendizagem.”
O Projeto de Intervenção denomina-se
Enriquecimento da Leitura é desenvolvido pelos
professores Carmem Lúcia e Artine José os mesmos perceberam dificuldades nos estudantes em conhecer e reconhecer os diversos gêneros textuais e retirar deles as informações explicitas e implícitas como também sua funcionalidade.

Encontram-se na fase de execução da 1ª e 2ª ação do Projeto que são: Pesquisa de textos com o objetivo de ler diversos tipos textuais e como segunda ação realizar aula expositiva analisando cada gênero apresentado.
Os professores demonstraram que necessitam de uma pouco mais de apoio por parte da equipe gestora para elevação de autoestima de ambos. Consideram que tem pouco tempo para dedicação ao Projeto devido ao excesso de conteúdos que a SE coloca a cada bimestre para ser trabalhado.

Conversando coma
Educadora de Apoio Paula Regina , nos falou que tem conhecimento que dois professores participam da formação do Gestar II, que considera um ótimo investimento na educação, pois atualiza os professores, eleva a qualidade do ensino do modo geral, inclusiva em outras áreas do conhecimento.A Escola tem acompanhado o Programa através do apoio aos professores no que se refere ao material didático. As turmas onde houve aplicação das atividades do Gestar II tem se destacado, que é notado através das notas e pela desenvoltura dos estudantes. A escola tem conhecimento da vivência do Projeto de Intervenção diante daquilo que é solicitado pelos professores.
Não pudemos conversar com a Diretora porque a mesma encontra-se ausente.
Laise O. de Amorim – Formadora Estadual de PE